Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1378
Title: Aprendizagem baseada em problemas: a concepção dos estudantes do curso de enfermagem
Other Titles: Problem-based learning: the concepcion of the nursing students
Authors: VALE, Fabiana Cláudia Batista
CARVALHO, Natália Gonçalves
LIMA, Rafaelle de Sousa e
BUSHA, Magaly Bushatsky
LUSTOSA, Giovanna Medeiros
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas
Educação
Enfermagem
Issue Date: 2012
Abstract: RESUMO O ABP (Aprendizagem Baseada em Problema) modelo inovador de ensino-aprendizageme que contribui com os estudantes na aquisição de conhecimentos, assim como no desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais, oferece ao estudante situações próprias à prática profissional e pressupõe que o mesmo busque formas de resolvê-las utilizando um problema norteador para o despertar da aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo avaliar a concepção dos estudantes do curso de enfermagem em relação a metodologia ABP. Estudo de corte transversal, dados coletados nos meses de maio e agosto de 2012, por meio de questionário com perguntas objetivas respondidas pelos estudantes do 1º e 6º período do curso de enfermagem de uma Faculdade particular do Recife. Como resultados foi observado entre as habilidades: expor idéias de forma clara e objetiva, expressar sua opinião, interagir em grupo e liderança e como dificuldade mais apontada: exercer o papel de secretário no grupo tutorial. Conclui-se que o método ABP tem se mostrado adequado para aprendizagem, bem como consegue estimular o estudante a desenvolver habilidades e atitudes. Descritores: Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação; Enfermagem.
Description: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1378
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiana Vale - enfermagem.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.