Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/812
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBORGES, Maria Luíza Wanderley de Siqueira Vespaziano-
dc.contributor.authorFERREIRA, Suellen Mayanna de Oliveira-
dc.contributor.authorMELO, Vitória Lima Beltrão Vieira de-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-06-08T18:35:18Z-
dc.date.available2020-06-08T18:35:18Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/812-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivos: avaliar a qualidade dos problemas utilizados nos grupos tutoriais do curso de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde. Métodos: realizado estudo corte transversal entre setembro de 2017 e junho de 2018, incluindo problemas do primeiro ao oitavo períodos. Foi utilizada a Escala de Avaliação da Qualidade do Problema, calculando-se a média aritmética do conjunto total das respostas da escala para definir o escore médio geral e a média aritmética do conjunto das respostas dos itens que compunham cada um dos cinco fatores da escala para definir os escores médios por fator. Foram atribuídos graus às avaliações segundo os seguintes pontos de corte: 0=baixa qualidade (EM≤3,0), 1=boa qualidade (EM>3,0 e <4,0) e 2=ótima qualidade (EM≥4,0). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FPS. Resultados: o escore médio geral da avaliação da qualidade dos problemas foi 3,8, correspondendo a boa qualidade. Foi observado escore médio > 3,0 em todos os fatores, indicando boa qualidade. O fator relacionado à aprendizagem colaborativa apresentou escore médio 4,1, designando ótima qualidade e o fator relacionado à familiaridade do problema apresentou o menor escore médio (3,6). Conclusões: os problemas apresentaram boa qualidade, sobretudo referente à aprendizagem colaborativa, ao estímulo ao conhecimento prévio e ao alcance dos objetivos de aprendizagem. Palavras-chave (DeCS): Aprendizagem baseada em problemas; Qualidade; Problema; Tutoria.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectProblemapt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.titleQualidade dos problemas utilizados nos grupos tutoriais do curso de medicina de uma faculdade no Nordeste do Brasilpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo PIBIC final.pdf211.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.