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dc.contributor.authorSENNA, Catarina Sofia Ramos de-
dc.contributor.authorMELO E LIMA, Tereza Rebecca de-
dc.contributor.authorSILVA, Ewerton Gabriel Pereira da-
dc.contributor.authorLIMA, Marcela Raquel de Oliveira-
dc.contributor.authorFARIAS, Maria Elisa Serrano de-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Micheline Coelho Ramalho-
dc.contributor.authorCORDEIRO, Vanessa Nazário-
dc.date.accessioned2022-12-07T13:03:19Z-
dc.date.available2022-12-07T13:03:19Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1492-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso para obtenção de título de graduação em Medicina.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: Comparar a sensibilidade no diagnóstico de transtornos globais do desenvolvimento infantil pelo uso de instrumentos simples e ampliado em crianças de seis a doze meses. Método: Trata-se de um estudo observacional, exploratório, transversal, quantitativo e qualitativo, realizado de setembro de 2021 a agosto de 2022, com amostra por conveniência. Foram comparadas a sensibilidade da Caderneta da Criança com Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil e teste de Desenvolvimento de Denver II. Resultados: A amostra foi de 23 crianças entre seis e doze meses. O teste de Denver II foi capaz de detectar maior quantidade de crianças com atraso no desenvolvimento em detrimento da CSC, em uma relação de concordância de 49,6% de acordo com o índice Kappa. Conclusão: A CSC por si só não é tão mais sensível para detectar atrasos de desenvolvimento. Faz-se necessário incluir instrumentos mais ampliados de avaliação do desenvolvimento na rotina da puericultura. Palavras chaves: Desenvolvimento Infantil. Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil. Pediatria. Questionários.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectTranstornos globais do desenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.subjectQuestionáriospt_BR
dc.titleComparação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 6 a 12 meses utilizando instrumento simples e ampliado em hospital pediátrico do Recife, Pernambucopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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