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dc.contributor.authorSILVA, Crislayre Milena Pereira da-
dc.contributor.authorLORENA, Suélem Barros de-
dc.contributor.authorCABRAL, Juliana Chaves-
dc.date.accessioned2021-07-29T17:12:06Z-
dc.date.available2021-07-29T17:12:06Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1045-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractResumo Introdução: A curadoria digital é vista como “a gestão atuante e a preservação de recursos digitais durante todo o ciclo de vida de interesse [....], tendo como perspectiva o desafio temporal de atender a gerações atuais e futuras de usuários” (Sayão e Sales 2012 p. 184). Portanto, ajuda a organizar o conteúdo de maior relevância, para aprimorar as habilidades de filtragem das pesquisas. Objetivo: Analisar a compreensão e a prática da temática curadoria digital no curso de fisioterapia de uma faculdade com metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Método: trata-se de um estudo transversal descritivo, composto por duas etapas: aplicação de questionário pelo Google Forms e coleta de dados documentais (manuais dos estudantes), coletamos características sociodemográficas e comportamento de recursos digitais na rotina diária dos acadêmicos. O público alvo desse presente artigo são acadêmicos de todos os períodos do curso de fisioterapia da Faculdade Pernambucana De Saúde – FPS, a presente pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética da FPS, sendo a coleta iniciada apenas após a aprovação. Resultado: foram atingidos o total de 30 estudantes do curso de fisioterapia, onde 93% são do público feminino jovem. A maior porcentagem obtida dos estudantes foi o uso de celular smartphone, computador portátil/notebook, acesso aos materiais de estudos, textos, vídeo e buscam por buscadores de dados. Os manuais, apesar de trazerem os livros na maior parte das referências, destacam o esforço institucional em estimular o uso de diferentes fontes de informação na construção de conhecimento. Conclusão: foi observado que os estudantes, apesar de terem acesso a diferentes recursos digitais, ainda preferem estudar por materiais escritos, embora haja um esforço institucional, visualizado na análise dos manuais publicados, em estimular o estudo por diferentes fontes de informação. Palavras-chave: Curadoria de dados, educação interprofissional, aprendizagem baseada em problemas, profissionais de saúde.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCuradoria de dadospt_BR
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectAaprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectProfissionais de saúdept_BR
dc.titleCuradoria digital no curso de fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.title.alternativeDigital curation in the physiotherapy course at the Pernambuco College of Healthpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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