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dc.contributor.authorFARIAS, Andresa Guimarães-
dc.contributor.authorSANTOS, Mônica Maria Henrique dos-
dc.contributor.authorMARINHO JÚNIOR, José Ferreira-
dc.date.accessioned2021-11-19T13:45:30Z-
dc.date.available2021-11-19T13:45:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1100-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso da graduação de Enfermagem na Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: Avaliar o conhecimento dos discentes de graduação em saúde acerca da doação de medula óssea, através da contribuição do Projeto de Extensão Corrente do Bem durante a graduação. Métodos: Estudo quantitativo do tipo transversal. A população do estudo foi composta por 118 estudantes de graduação em saúde dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia da FPS. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da FPS. A coleta de dados foi realizada virtualmente através da plataforma LimeSurvey, através de um questionário eletrônico LimeSurvey com 24 perguntas, enviados individualmente com o TCLE para os e-mails dos participantes no período de 30 dias. A análise estatística de dados foi realizada pelo programa Excel 2019, sendo apresentados por meio de tabelas. Resultados: Participaram da pesquisa 118 acadêmicos da FPS. Os cursos com o maior índice de participação foram Medicina com 37,29% e Enfermagem com 35,59% dos participantes, sendo 7º, 8º e 9º períodos mais participativos. Dos 118 participantes, cerca de 86,44% afirmaram conhecer o Projeto de Extensão Corrente do Bem, enquanto o índice de participação dos graduandos em eventos realizados pelo projeto foi de 53,38%. Foi observado que 99% dos estudantes que responderam à pesquisa sabem o que é a medula óssea, 79,66% afirmam ter conhecimento de como se tornar um doador e apenas 57,63% tem conhecimento e 42,37% afirmaram que não conhecem os requisitos para se tornar um doador. Sobre a relevância dessas atividades propostas pelo Projeto, 80,51% consideraram que essas atividades contribuíram ao longo da graduação e agregaram novos conhecimentos sobre a doação de Medula Óssea. Conclusão: Os resultados obtidos demonstraram que o Projeto de Extensão Corrente do Bem é fundamental para a construção do conhecimento sobre o tema medula óssea, sendo esse tema considerado pouco abordado durante o período de graduação. O Projeto de Extensão Corrente do Bem vem atingindo seus objetivos, contribuindo em prol da conscientização sobre a importância da doação de Medula Óssea e incentivando as pessoas a exercerem o seu papel de cidadania, altruísmo e solidariedade ao próximo. Diante do exposto, percebe-se a relevância para a formação dos graduandos em saúde de ter um projeto como este, que transmite informações e esclarece dúvidas a respeito do tema, promove atividades e campanhas em conjunto com o HEMOPE tanto para o conhecimento durante o período de graduação como também para a sociedade em geral. Palavra- chaves: Doação; Tecidos e órgãos; Projetos; Formação acadêmica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDoaçãopt_BR
dc.subjectTecidos e órgãospt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.titleAvaliação da contribuição do projeto de extensão corrente do bem para a formação dos graduandos na Faculdade Pernambucana de Saúde: um estudo transversalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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