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http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1110
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | ALVES, Deisielly Keila Barboza | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Elba Daniela Silva | - |
dc.contributor.author | BARRETO, Maria Nelly Sobreira de Carvalho | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Mônica Maria Henrique dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Aline Dayse da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T16:53:44Z | - |
dc.date.available | 2021-11-26T16:53:44Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1110 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Objetivo: Descrever o conhecimento dos professores da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho- PE sobre a automedicação durante a pandemia de COVID-19 e seus riscos à saúde. Métodos: Estudo transversal, descritivo, quantitativo, realizado com professores, da Rede Municipal de Ensino na zona urbana do município do Cabo de Santo Agostinho- PE, por um questionário on-line. Os dados foram analisados aplicando-se porcentagem simples pelo programa Microsoft Excel e apresentado em tabelas e gráficos. Resultados: Dos 110 professores, vinculados a 53 das 104 escolas, 95,41%, afirmaram compreender o termo automedicação e 88,07% estavam fazendo ou já tinham usado algum medicamento por conta própria. Os principais motivos destacados foram: sintomas simples e melhora imediata. Mais de 60% referiram que, neste período de pandemia, as informações transmitidas pela mídia, contribuíram para o uso de medicamentos. A maioria relatou possuir comorbidades e 30,91% afirmaram ter tomado algum medicamento para a COVID-19. Conclusão: Os resultados encontrados demonstraram o impacto da automedicação, disseminada entre a população, nesse caso representada pelos professores. Estudos dessa natureza são relevantes, especialmente em crises sanitárias como a pandemia de COVID-19, em que se constatou a dificuldade de desenvolvimento de fármacos seguros e eficazes para prevenção e tratamento desta virose. Portanto, o envolvimento do farmacêutico é de suma importância para prevenir a automedicação. Palavras-chaves: Automedicação, COVID-19, Professores escolares, Mídias sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Automedicação | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Professores escolares | pt_BR |
dc.subject | Mídias sociais | pt_BR |
dc.title | Descrição do conhecimento de professores municipais sobre automedicação na pandemia pela COVID-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Description of the knowledge of municipal teachers on self-medication in the pandemic by COVID-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Descripción del conocimiento de los docentes municipales sobre la automedicación en la pandemia por COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Appears in Collections: | Enfermagem |
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Descrição do Conhecimento de Professores Municipais sobre Automedicação na Pandemia pela COVI-19.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
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