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dc.contributor.authorSIQUEIRA, Maria Eduarda Cavalcanti de-
dc.contributor.authorMERGULHÃO, Larissa Menelau Rapela-
dc.contributor.authorPIRES, Rebeca Fernandes Sant’Anna-
dc.contributor.authorJORDÁN, Arturo de Padua Walfrido-
dc.contributor.authorBARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.date.accessioned2021-11-30T16:40:48Z-
dc.date.available2021-11-30T16:40:48Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1130-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Atualmente, a maioria das pessoas está inserida num contexto sócio-histórico de ne-gação da morte, incluindo médicos que lidam com o morrer diariamente que se consideram despre-parados frente a morte de um paciente. O desconforto desses profissionais frente ao processo de morte deve-se em parte à deficiência da formação ocorrida durante a graduação. Objetivo: Analisar a opinião dos alunos de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde acerca da abordagem sobre a morte e morrer durante a graduação, sua importância na formação médica e descrever essa abordagem através da perspectiva dos estudantes. Também objetifica-se identificar aspectos que influenciam a percepção dos graduandos acerca do tema. Método: É um estudo exploratório, de corte transversal, com metodologia quantitativa, realizado entre agosto de 2020 e julho de 2021. A coleta de dados foi realizada através de questionários online, com amostra de 365 sujeitos, após aceite e marcação no termo de consentimento livre e esclarecido, enviados aos alunos por e-mail. Para análise foi utilizado o software Epi-Info utilizando frequências relativas e absolutas para des-crever as variáveis qualitativas, e medidas de posição e dispersão para descrever variáveis quanti-tativas. Para verificação de relações foi utilizado o teste de qui-quadrado, considerando um nível de significância de 5%. O Estudo seguiu todos os preceitos da resolução 510/16 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa e teve aprovação do comitê de ética da faculdade sob o parecer de número 4.228.016. Resultados: A maioria dos alunos associa angústia, medo e tristeza ao processo de morte e concordam que a discussão desse processo na graduação impacta no exercício da medi-cina e no bem-estar psicossocial do médico. Os estudantes concordam que a abordagem do pro-cesso de morte aconteceu em raros momentos durante a graduação, e julgam necessária a inclusão de mais disciplinas que o abordem. Conclusão: A discussão acerca do processo de morte e morrer durante a graduação de medicina é necessária, sendo recomendada a inserção de módulos que a abordem no curso de medicina da FPS a fim de contribuir na compreensão dos estudantes acerca deste processo e no preparo psicológico desses alunos para lidar com a morte no exercício da profissão. Palavras-chave: Atitude Frente a Morte; Educação médica; Educação de graduação em medicina.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtitude frente a mortept_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEducação de graduação em medicinapt_BR
dc.titleFormação em morte e morrer sob a ótica de estudantes de medicina em faculdade brasileirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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