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dc.contributor.authorARAÚJO, Laryssa Gomes de-
dc.contributor.authorSALDANHA, Anatália Adriele Moreira-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-12-01T12:48:05Z-
dc.date.available2021-12-01T12:48:05Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1137-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: a Aprendizagem Baseada em Problemas ocorre através do trabalho em pequenos grupos, facilitado pelos tutores. Nesses grupos, espera-se que haja a contribuição de todos para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, sendo a colaboração um elemento central da metodologia. Assim, a presença do estudante com perfil dominante na tutoria poderia levar a algum desequilíbrio para a dinâmica do grupo. Objetivo: compreender, na perspectiva da aprendizagem colaborativa, os significados atribuídos pelos estudantes de medicina à presença do estudante com perfil dominante no grupo tutorial. Métodos: foi realizado um estudo qualitativo na Faculdade Pernambucana de Saúde, durante o período entre agosto de 2020 e setembro de 2021. A coleta de informação se deu por meio de grupo focal. A população do estudo foi composta por estudantes de medicina dos quatro primeiros anos. O processo de análise e interpretação das falas foi ancorado nos pressupostos teóricos da aprendizagem colaborativa, os quais também serviram de referência para a elaboração do roteiro para o grupo focal. Foi adotada a técnica da análise de conteúdo de Bardin. Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. CAAE: 38005320.5.0000.5569 Resultados: os participantes destacaram a diversidade dentro do perfil de dominância, identificando duas posturas: uma opressora e outra colaborativa. Essa última foi definida pela utilização das habilidades de comunicação para facilitar a participação dos outros estudantes, tendendo a assumir a coordenação do grupo e extrapolar a sua função de membro. A presença do perfil dominante é um fator produtor de silenciamento, uma vez que esse estudante tem dificuldade de escuta e comportamentos intrusivos, oferecendo obstáculo à participação alheia e fazendo com que a tutoria não cumpra seu objetivo. Os relatos ainda evidenciaram atuações inadequadas dos tutores frente ao estudante com o referido perfil, apontando para a aparente não percepção da ausência de colaboração no grupo, bem como a insegurança desses para intervir. Conclusão: os estudantes expressaram tolhimento e insegurança diante da presença do estudante dominante, com prejuízo em relação à construção do conhecimento do grupo e ao desempenho individual, bem como decepção em relação à atuação do tutor. Palavras-Chave (DeCS): Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem colaborativa; Estudante; Comportamento.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.titleEstudante com perfil de dominância na aprendizagem baseada em problemas: a percepção dos parespt_BR
dc.title.alternativeDominance profile student in problem-based learning: the perception of peerspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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