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dc.contributor.authorLIMA, Isabel Lins de-
dc.contributor.authorSANTIAGO, Marcela Menezes-
dc.contributor.authorDUARTE, Letícia Pimentel-
dc.contributor.authorDIAS, Lara Martins-
dc.contributor.authorBARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.date.accessioned2021-12-03T12:51:23Z-
dc.date.available2021-12-03T12:51:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1145-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O Transtorno de Ansiedade Social é uma patologia de curso crônico prejudicial, que pode gerar consequências disfuncionais para os indivíduos. Através da RV, é possível modificar o ambiente sintético, criando a ilusão de interagir e estar imerso em um outro ambiente. Por isso, o objetivo deste estudo foi desenvolver um programa de RV para universitários com sintomas de ansiedade social, baseado nas técnicas de exposição. Participaram da coleta 8 estudantes universitárias de quatro cursos de saúde, que estivessem regularmente matriculadas na instituição, tivessem idade igual ou superior à 18 anos, não apresentasse diagnóstico prévio para outros transtornos e não fosse dependente ou usuário abusivo de álcool e/ou outras drogas. A pesquisa foi estruturada em seis sessões interventivas autoguiadas utilizando como suporte o Google Cardboard. Foram utilizados os questionários SUDS e SSQ antes e após cada intervenção e o SSPS para avaliar a eficácia do protocolo. Ainda que não tenham sido identificadas correlações significativas neste estudo (p>0,2), 42,5% (n = 17) da pontuação dos participantes foram reduzidas na escala negativa do SSPS ao final da intervenção, enquanto 32,5% (n = 13) mantiveram o mesmo escore. É necessário o desenvolvimento de mais estudos para avaliar a eficácia das intervenções utilizando RV de forma autônoma para sintomas de ansiedade social, principalmente considerando desenhos metodológicos mais robustos com grupo controle e seguimento. PALAVRAS-CHAVE: REALIDADE VIRTUAL, ESTUDANTES, ANSIEDADE, TRANSTORNOS FÓBICOSpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectTranstornos fóbicospt_BR
dc.titleAvaliação dos efeitos da realidade virtual nos sintomas de ansiedade social em estudantes universitáriospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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