Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1194
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorALVES, João Paulo Pinheiro-
dc.contributor.authorLUCENA, Luana Gomes de-
dc.contributor.authorMARTINS, Mirella Romão-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Renata Lopes do-
dc.contributor.authorROCHA, Maria Celina Matias-
dc.date.accessioned2022-01-03T12:16:48Z-
dc.date.available2022-01-03T12:16:48Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1194-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: identificar evidências disponíveis na produção científica acerca da prática de simulação realística como ferramenta de ensino para assistência ao parto na graduação de enfermagem. Métodos: estudo de revisão integrativa com abordagem qualitativa, com dados coletados por meio da busca de artigos indexados em bases de dados de literatura científica. O período de busca foi de julho a setembro de 2021. Os descritores de pesquisa foram inseridos de forma combinada com o operador booleano: Enfermagem AND Treinamento por Simulação AND Parto. Foram aplicados os filtros: Últimos 05 anos; Idiomas português, inglês e espanhol; Bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), da Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e do Centro Nacional de Informação de Ciências Médicas de Cuba (CUMED). Resultados: após leitura minuciosa e aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionados 05 artigos como material bibliográfico desta pesquisa. Conclusões: foi possível evidenciar que a simulação realística em enfermagem vem mostrando-se uma ferramenta-chave e inovadora de aprendizado, sendo ainda pouco aproveitada no ensino da assistência ao parto, porém contribuindo de forma valiosa em diversos aspectos para o desenvolvimento das habilidades e competências de estudantes e profissionais que perpassam pelo cenário simulado voltado a Saúde da Mulher/Obstetrícia. Palavras-chave: Enfermagem, Treinamento por Simulação, Parto.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectTreinamento por Simulaçãopt_BR
dc.subjectPartopt_BR
dc.titleSimulação realística como ferramenta de ensino para assistência ao parto na graduação de enfermagem: evidências, recomendações e desafiospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.