Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1310
Title: Revisão sobre o contato pele a pele com pré-termo em unidade neonatal
Other Titles: Review on skin to skin contact with pre-term in neonatal unit
Authors: TENÓRIO, Hannah Riff de França
ALMEIDA, Luiza Piereck Bradley de
LIRA, Tathyane Gleice da Silva
BARROS, Clarissa Maria Dubeux Lopes
FIGUEIRA, Mª Alice Barata dos Santos
Keywords: Pré-termo
Parentalidade
Pele
Toque terapêutico
Posição do paciente.
Issue Date: 2022
Abstract: Resumo O contato pele a pele entre o bebê e seus pais é uma das estratégias terapêuticas recomendadas pelo Método Canguru, potente política de humanização em unidade neonatal, capaz de favorecer o recém-nascido e seu grupo familiar. Tais experiências táteis são base para a organização do psiquismo do bebê, ao se considerar o fenômeno do Eu-pele. Este estudo objetivou analisar a produção científica nacional sobre o contato pele a pele em pré-termo de UTI neonatal. Foram usados os descritores (recém-nascido pré-termo AND UTI neonatal AND pele a pele OR toque OR posição canguru) no Google Acadêmico, BVS e Scielo, sendo incluídos os estudos publicados em revistas científicas, nos últimos cinco anos, compreendendo o período de 2018 a 2022. Os 24 estudos explicitaram vários benefícios psicobiológicos do contato pele a pele, ao progredir do toque à posição canguru, também listaram algumas barreiras para sua efetividade nas unidades neonatais brasileiras. Poucos associaram a pele, a relação parental e a constituição psíquica. Concluiu-se ser urgente e necessária maior atuação de psicólogos investigando o tema, além de asseverar a implicação da experiência tátil na prevenção da saúde mental no início da vida. Palavras-chave: pré-termo; parentalidade; pele; toque terapêutico; posição do paciente.
Description: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1310
Appears in Collections:Psicologia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.