Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1385
Title: Avaliação da prática do cuidado interprofissional na assistência aos pacientes oncológicos, através da percepção de uma equipe multidisciplinar do IMIP
Authors: PORTO, Giulia Nobre
AGUIAR, Maria Danise Rodrigues
SANTOS, Mônica Maria Henrique dos
TRAVASSOS, Renata de Oliveira
BRANDER, Danielle da Cunha Amaral Lima
Keywords: Educação Interprofissional
Equipe de Saúde
Oncologia
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Objetivos: Identificar a existência de práticas interprofissionais dentre as equipes de serviços oncológicos no IMIP, de acordo com os parâmetros da Escala de Prontidão para Aprendizagem Interprofissional (RIPLS). Métodos: A pesquisa trata-se de um estudo avaliativo com abordagem quantitativa realizado entre os meses de Abril de 2022 e Maio de 2022. As respostas contaram com a participação de 25 profissionais que atuam na área de oncologia do IMIP. Utilizou-se a Escala de Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) já validada no Brasil com 27 perguntas. Os dados estatísticos foram obtidos através do Microsoft Office Excel, calculou-se as médias aritméticas e desvios- padrões de cada categoria profissional e foram utilizados valores encontrados na literaturapara analisar os resultados finais. Para descobrir o SCORE das questões, foi usada aescala Likert, esta por sua vez, apresenta 5 graus de concordância, sendo eles: 1= Discordo Totalmente, 2= Discordo, 3= Neutro, 4= Concordo, 5= Concordo Totalmente. O trabalho teve sua aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IMIP. Resultados: De acordo com os dados obtidos, os fatores 1 (Trabalho em Equipe e Colaboração) e 3 (Atenção a Saúde Centrada no Paciente), apresentaram média > 3,77, sendo um valor positivo para práticas interprofissionais. Em relação ao fator 2 (Identidade Profissional), as médias encontradas foram < 3,77, indicativo de Zona de alerta, necessitando da adoção de medidas corretivas para uma execução adequada das atividades em meio interprofissional. Conclusão: Apesar da pesquisa não ter atingindo um maior N de categorias profissionais que atuam na equipe oncológica do IMIP, o quantitativo de respostas foi eficaz para atingir dados que correspondem aos que estão presentes na literatura sobre o tema das práticas interprofissionais entre os profissionais de saúde. Palavras-chave (DeCS): Educação Interprofissional; Equipe de Saúde; Oncologia.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1385
Appears in Collections:Farmácia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.