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dc.contributor.authorRAULINO, Hugo Antônio Lucena-
dc.contributor.authorMENDES, Bruno Rafael Batista-
dc.contributor.authorSANTANA, Bruno dos Santos-
dc.contributor.authorARAÚJO, Carla Adriane Fonseca Leal de-
dc.contributor.authorALVES, Liana Chaves-
dc.contributor.authorPINTO, Ana Luiza Reis Paes-
dc.contributor.authorSANTOS, Camila Pereira Torres-
dc.date.accessioned2022-12-12T16:47:53Z-
dc.date.available2022-12-12T16:47:53Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1496-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractObjetivos: Avaliar as repercussões comportamentais causadas pelas medidas restritivas na pandemia da COVID-19 em crianças e adolescentes de uma comunidade em condições de vulnerabilidade social. Métodos: estudo transversal, a amostra foi constituída de 51 crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos cadastradas na Unidade Básica de Saúde UR-03, Recife-PE. Para coleta utilizou-se um formulário para verificação dos dados socioeconômicos e demográficos, e perguntas do questionário internacional The Coronavirus Health Impact Survey (CRISIS). Resultados: Dentre as 51 crianças avaliadas, 26 eram do sexo masculino e 28 idades abaixo de 10 anos. Quanto às escolas, 86% estavam fechadas durante a pandemia. 49 crianças possuíam fácil acesso à internet e ao computador, e 47 possuíam atividades escolares para realizar de forma remota. 81,6% dos escolares referiram ter saído menos de dois dias na semana. Os hábitos de sono permaneceram inalterados durante a pandemia, porém 54,9% dos escolares não praticavam exercícios. Acerca do uso de mídias digitais ou de televisão, foi observado um aumento em seu uso, com aproximadamente 70% dos entrevistados com médias diárias acima de 3 horas em tais plataformas. Observou-se associação significante antes e durante a pandemia com relação a alterações comportamentais. Conclusão: O estudo evidenciou alterações comportamentais e aumento do uso de mídias digitais em escolares devido à pandemia. Palavras-chave: criança, coronavírus, isolamento social, saúde mental, comportamentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectCoronavíruspt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.titleRepercussões comportamentais na pandemia da Covid-19 em escolares de uma comunidade em condição de vulnerabilidade social: um estudo transversalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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