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dc.contributor.authorTABOSA, Ana Carolina Melo-
dc.contributor.authorFALCÃO, João Victor de Albuquerque Muniz de Arruda-
dc.contributor.authorLYRA, Nathália Alves de Barros e-
dc.contributor.authorMAIA NETO, Vulpian Novais-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Hipólito da-
dc.contributor.authorBEZERRA, Patrícia Gomes de Matos-
dc.date.accessioned2023-03-13T13:06:51Z-
dc.date.available2023-03-13T13:06:51Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1547-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: realizar a transposição do Teste de Habilidades e Competências Clínicas Específicas de um curso médico na modalidade presencial para on-line por meio de Serious game de simulação virtual. Método: estudo metodológico de desenvolvimento de Serious game, no período de setembro de 2021 a agosto de 2022. O grupo de consenso foi composto por docentes do curso médico. Foi elaborado um mapeamento das estações do Teste de Habilidades e Competências presencial e desenvolvidas estações no formato Serious game. Resultados: das 56 estações originais, onze foram excluídas, por conterem tarefas procedurais e de exame físico. O grupo de consenso considerou 13 (23,22%) estações adaptáveis. As estações inadequadas não possuíam clareza do script, da tarefa solicitada ao estudante e concordância das respostas esperadas de acordo com o checklist. Para este estudo, foram criadas duas estações com blueprints e roteiros e, posteriormente, dois filmes para o serious game. Foram propostos ajustes e adaptações em um dos filmes. No outro filme, não foi necessário nenhum ajuste, sendo apenas comentado sobre o desempenho insatisfatório dos atores. Conclusão: foram desenvolvidos dois exemplos de estações para aplicação em um serious game on-line, que podem complementar o Teste de Habilidades e Competências Clínicas Específicas presencial, com tarefas não procedurais. PALAVRAS-CHAVE (DeCS): Exercício de simulação; Tecnologia; Aprendizagem; Competência clínica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectExercício de simulaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCompetência clínicapt_BR
dc.titleTransposição do teste presencial de habilidades e competências clínicas específicas de um curso médico para um Serious Game de simulação virtual interativopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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