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dc.contributor.authorSANTANA, Luiz Vinícius de Moraes-
dc.contributor.authorSANTOS, Millena Lopes Patrício dos-
dc.contributor.authorGUERRA, Suellen Karla Silva-
dc.date.accessioned2023-11-23T18:04:12Z-
dc.date.available2023-11-23T18:04:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1647-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para o título de Bacharelado em Farmácia pela Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A intervenção farmacêutica é uma conduta planejada, documentada e implementada com usuários e profissionais de saúde para resolver ou prevenir problemas que interferem ou têm potencial de interferir na terapia medicamentosa e são parte integrante do processo de monitoramento da mesma. Os Indicadores de desempenho constituem uma peça importante no processo da intervenção, sendo utilizado para avaliar e melhorar determinados processos dentro da farmácia, onde esses critérios oferecem aos responsáveis dados que podem apoiar a manutenção ou expansão dos serviços exercidos a fim de fornecer cuidados adequados baseados em evidências, desempenhando um papel fundamental na busca pela qualidade do serviço. Objetivos: O objetivo do estudo foi analisar as intervenções farmacêuticas realizadas durante a validação da prescrição médica e destacar a relevância dos indicadores de saúde como reflexo dos resultados da avaliação da prescrição e ressaltar o propósito dos farmacêuticos em uma instituição hospitalar de Recife – PE. Métodos: Esse estudo é observacional e retrospectivo realizado a partir do método quali-quantitativo, realizado por estudantes de farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, os dados explorados foram de um período de 6 meses de julho a dezembro de 2022. Resultados: Foram avaliados os dados de 28.782 prescrições médicas, contemplando 164.296 itens prescritos dispensados pela farmácia. Sendo que o Leito Retaguarda Feminino (43,2%) referiu maior taxa de Itens Não Atendidos, seguida pela Oncologia (17,7%) e Clínica Médica Feminina (8,8%). Tratando-se do percentual de Itens Inclusos, a UTI Cirúrgica (13,0%) foi a que mais apresentou inclusão, seguida da UTI COVID 1 (11,7%) e da UTI Transplante (10,9%). Conclusões: A importância dos indicadores como estratégias de gestão pelos farmacêuticos para monitorar o processo de dispensação e minimizar erros, garante segurança ao paciente e ao mesmo tempo qualidade do serviço e maior performance para a gestão da farmácia hospitalar. Palavras-chave: serviço de farmácia hospitalar; assistência farmacêutica; indicadores de gestão.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectServiço de farmácia hospitalarpt_BR
dc.subjectAssistência farmacêuticapt_BR
dc.subjectIndicadores de gestãopt_BR
dc.titleAnálise de intervenções farmacêuticas em um hospital filantrópico do Recifept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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