Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1747
Title: Sintomas de rinite alérgica em crianças atendidas em hospital referência no Nordeste brasileiro durante a pandemia Covid-19
Authors: MELO, Deborah Albuquerque de
PIRES, Sabrina Barreto Braga
DUARTE, Carolina Medina
BRANDÃO, Ana Luísa do Amaral Pereira
ALBUQUERQUE, Maria Júlia Ramos Cavalcanti de
SILVEIRA, Fabiana Moura da Motta
MONTENEGRO, Fernanda Maria Ulisses
BRITO, Rita de Cássia Coelho Moraes de
Keywords: Rinite alérgica
Crianças
Exacerbação dos sintomas
COVID-19
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Objetivos: Avaliar a exacerbação de sintomas de rinite alérgica em crianças durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Foi realizado um estudo do tipo corte transversal com componente analítico com crianças portadoras de rinite alérgica entre três e 12 anos de idade, atendidas no Ambulatório de Pediatria do IMIP. A coleta de dados foi realizada entre setembro de 2021 a fevereiro de 2022. Foi utilizado um formulário padrão elaborado para esta pesquisa, adaptado do International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) para entrevista dos participantes. Resultados: O estudo envolveu 72 crianças, sendo 51,4% do sexo masculino. A maioria residia na região Metropolitana (68,1%). Os sintomas mais frequentes incluíram espirros (93,1%), obstrução nasal (88,9%), coriza (84,7%) e prurido nasal (84,7%). A poeira foi identificada como o principal fator desencadeante (98,6%). A rinite foi classificada como persistente em 58,3% e intermitente em 41,7%, com a maioria relatando impactos no sono, escola e atividades diárias. Durante o isolamento social em 2020, espirros (90,3%), obstrução nasal (77,8%), coriza (76,4%) e prurido nasal (75%) também foram os sintomas mais comuns. Conclusões: A rinite alérgica é uma doença prevalente nas crianças. O controle ambiental é importante no controle da sintomatologia da doença. Na pandemia de COVID-19, os sintomas tiveram menor frequência entre a população estudada. Palavras-chave (DeCS): Rinite Alérgica; Crianças; Exacerbação dos Sintomas; COVID-19.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1747
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RINITE ALÉRGICA PIBIC 2022.2023.pdf274.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.