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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLUNA, Maria Eduarda Santos de-
dc.contributor.authorFIRMINO JÚNIOR, Jarson José-
dc.contributor.authorSILVA, Gleyciane Araújo Pereira da-
dc.contributor.authorAMORIM, Joana Woolley de Carvalho-
dc.contributor.authorFREITAS, Maria Vitória de Oliveira-
dc.contributor.authorCARVALHO, Rafaela Maria França e-
dc.contributor.authorFIRMO, Renata Carneiro-
dc.contributor.authorGUENDLER, Julianna de Azevedo-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Hipólito da-
dc.date.accessioned2024-03-08T17:02:30Z-
dc.date.available2024-03-08T17:02:30Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1774-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A cirurgia de retirada do câncer de mama apresenta algumas complicações como dor, redução da amplitude de movimento, edema. Estes associados a falta de orientações pelos profissionais de saúde, levam muitas mulheres a apresentar dificuldades importantes nas suas atividades de vida diária e no retorno ao trabalho. Para amenizar os prejuízos é necessário assegurar a mulher informações da cirurgia e do pós-operatório e, para isso, é possível utilizar recursos audiovisuais como estratégia. Objetivo: Construir e validar um material para elaboração de vídeo educativo, destinado às mulheres no pós-operatório de mastectomia, com a intenção de orientá-las no autocuidado e na manutenção dos movimentos no pós-operatório. Métodos: Estudo metodológico de construção e validação de conteúdo para elaboração de vídeo educativo, desenvolvido em duas etapas, análise e modelagem. A construção ocorreu por meio de entrevistas com mastectomizadas atendidas no ambulatório de fisioterapia em saúde da mulher do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e na etapa de pré-produção, foi baseada em uma das três fases propostas por Fleming. A validação do recurso educativo foi realizada por técnicos e juízes de conteúdo. Resultados: 38 entrevistas foram realizadas e, na visão dos envolvidos, 03 temas foram identificados: orientações, recuperação e formato de orientação. A primeira versão do roteiro teve 07 blocos e mesmo após a validação, esse número foi mantido. Conclusões: O material proposto para elaboração de vídeo educativo mostrou-se válido em aparência e conteúdo, apresentando potencial para mediar práticas educativas em ambiente hospitalar, ambulatorial e domiciliar. Palavras-chave: Cuidados pós-operatórios; Mastectomia radical; Linfedema pós- mastectomia. Fisioterapia; Vídeos educativos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCuidados pós-operatóriospt_BR
dc.subjectMastectomia radicalpt_BR
dc.subjectLinfedema pós- mastectomiapt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectVídeos educativospt_BR
dc.titleConstrução e validação de conteúdo de vídeo educativo para pacientes no pós-operatório de mastectomiapt_BR
dc.title.alternativeConstruction and validation of educational video content for patients in the post-operative mastectomypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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