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dc.contributor.authorSILVA, Jéssica Luana Sousa da-
dc.contributor.authorDANTAS, Amanda Vasconcellos-
dc.contributor.authorPERAZZO, Maria Augusta Monteiro-
dc.contributor.authorPAIVA, Vitória Farias-
dc.contributor.authorFALBO NETO, Gilliatt Hanois-
dc.contributor.authorVALENÇA, Natália de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-08-07T19:08:44Z-
dc.date.available2024-08-07T19:08:44Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1824-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO INTRODUÇÃO: A preceptoria é essencial nas instituições de ensino médico no internato, pois favorece um ensino ativo, prático e holístico, inserindo o educando no seu próprio processo de aprendizagem. Espera-se, então, do preceptor uma capacitação contínua e adaptabilidade exigidas pelas constantes mudanças na saúde. É fundamental conhecer a percepção destes preceptores em relação às suas vivências na prática educacional, possibilitando que seus direitos, anseios e atribuições sejam valorizados e contribuam para o aperfeiçoamento de suas práticas e do processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: Compreender as percepções dos preceptores no internato médico de um hospital escola sobre suas vivências, facilidades e dificuldades. MÉTODO: Foi realizado um estudo de natureza qualitativa no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), de dezembro de 2021 a outubro de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de grupo focal (GF). A população do estudo foi composta por 7 preceptores do internato médico, atuantes nos ambulatórios e enfermarias. O processo de análise e interpretação das falas foi ancorado nos pressupostos teóricos do funcionamento de um GF com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de medicina de 2016 e na literatura pesquisada sobre o tema, que serviram de referência para a elaboração do roteiro da discussão do GF. Foi adotada a técnica de análise de conteúdo de Bardin na modalidade temática. RESULTADOS: O grupo foi estimulado a discorrer sobre aspectos identificados na literatura sobre o marco conceitual do tema. Quanto a (1) Satisfação, prazer e motivação, houve um consenso que sentiam-se muito felizes e motivados ao exercer as funções de preceptoria aos internos. No que diz respeito a (2) Capacitação e utilização de metodologias ativas, reconhecem a importância das metodologias ativas na docência médica e sentem necessidade de um preparo pedagógico efetivo para melhor exercer as suas atividades. O grupo identificou (3) Dificuldades no ambiente de ensino-aprendizagem, questões estruturais que dificultam e prejudicam o processo, além do não reconhecimento da importância da preceptoria. Finalmente, reconhecem que houve na escolha e posterior exercício da preceptoria (4) Autodidatismo, espontaneísmo, posturas e atitudes, visto que sem um preparo prévio, escolheram como modelo seus próprios antigos preceptores. CONCLUSÃO: A preceptoria médica tem como função acompanhar e orientar a trajetória dos estudantes, com o objetivo de facilitar a aprendizagem. Dessa forma, foi verificada a necessidade de uma maior atenção e investimento na capacitação dos profissionais para o exercício dessa atividade, uma vez que há ainda muitos obstáculos a serem solucionados. PALAVRAS-CHAVE (Decs) Preceptoria; educação médica; hospitais de ensino; médicos; capacitação profissional.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectHospitais de ensinopt_BR
dc.subjectMédicospt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.titlePreceptoria médica no internato: percepção dos docentes em um hospital de ensino do Recifept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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