Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1827
Title: Impacto da suplementação com vitamina D no controle da dor, fadiga e qualidade de vida em pacientes com câncer de próstata metastático: série de casos e revisão da literatura
Authors: LISBOA, Rafael Mesquita de Carvalho
HARTMANN, Bernardo Ferreira de Vasconcelos
RODRIGUEZ NETO, José Luis Perez
FELIX, Maria Laura Moura de Oliveira
DOMINGOS FILHO, Saulo Paz de Freitas
TAVARES, Túlio Macêdo Cutrim
SOUZA, Andrea Lopes Ponte de
VASCONCELOS, Danielle Menor
CUNHA, Lígia Cristina Câmara
Keywords: Câncer de próstata
Vitamina D
Metástase óssea
Dor
Fadiga
Qualidade de vida.
Issue Date: 2024
Abstract: RESUMO Introdução: O câncer de próstata (CaP) é o segundo tipo mais comum de câncer e a quinta causa mais comum de morte relacionada ao câncer em homens no mundo1. A metástase óssea ocorre em 65-80% dos pacientes com câncer de próstata avançado, sendo a principal causa de dor em pacientes com câncer. Complicações de metástases ósseas incluem dor, diminuição do estado de desempenho e diminuição da qualidade de vida (QV), bem como eventos relacionados ao esquelético (SREs). A vitamina D é um hormônio esteróide importante para o metabolismo do cálcio e a manutenção da saúde óssea. Estudos experimentais com pacientes adultos com câncer sob cuidados paliativos que receberam suplementação de vitamina D demonstraram impacto na qualidade de vida, como melhora do controle da dor e redução da fadiga8,10. Relato de caso: Apresentamos os casos de cinco pacientes com diagnóstico de câncer de próstata com metástase óssea, recebendo terapia de privação androgênica, com ou sem quimioterapia, que realizaram suplementação de vitamina D na dose 400 UI/dia durante 30 dias para controle da dor, fadiga e qualidade de vida. Concomitantemente à suplementação de vitamina D, os pacientes receberam 120 mcg vitamina K2 e 500mg magnésio dimalato. Conclusão: A presente revisão integrativa sugere que a suplementação adequada de vitamina D pode trazer benefícios ao paciente oncológico, auxiliando no controle de diversos sintomas e contribuindo para a melhora na qualidade de vida e conforto do paciente, principalmente em casos em que há deficiência. Entretanto, é necessário o desenvolvimento de mais estudos na área, para que seja afirmada a segurança e aplicabilidade dessa terapia, fornecendo um melhor cuidado ao paciente oncológico em cuidados paliativos. Palavras-chave: Câncer de próstata; vitamina D; metástase óssea; dor; fadiga; qualidade de vida.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1827
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.