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Title: Tradução, adaptação transcultural e validação de escala que avalia o profissionalismo entre estudantes de medicina
Authors: SALDANHA, Gabriel Araújo
NÓBREGA, Rodrigo Albuquerque Fernandes
SOUZA, Edvaldo da Silva
ACCIOLY, Luiz Henrique Coelho de Lima
Keywords: Profissionalismo
Educação médica
Validação
Escala
Issue Date: 2020
Abstract: Resumo: Cenário: Espera-se que os egressos das faculdades de medicina apresentem uma identidade profissional, que contemple uma série de características comportamentais e cognitivas necessárias para o bom exercício de sua profissão, as quais evidenciam o profissionalismo do médico formado. Por sua vez, a falta de profissionalismo no período acadêmico está muito atrelada a uma consequente perpetuação de conduta antiprofissional do indivíduo no exercício de sua profissão. Diante deste cenário, torna-se imprescindível a avaliação e monitoramento do profissionalismo dos estudantes de medicina durante sua graduação, utilizando-se de instrumentos que sejam comprovadamente confiáveis e eficientes. Objetivo: Traduzir, adaptar transculturalmente e validar uma escala para avaliar profissionalismo em estudantes de medicina. Método: Trata-se de estudo metodológico de validação da “Professionalism Assesment Scale for Medical Students”, escala desenvolvida na língua inglesa por Klemenc-Ketis and Vreck, na Eslovênia. Essa escala contém 22 itens que avaliam atitudes de profissionalismo em estudantes de medicina ainda na graduação. O estudo será realizado em duas fases. A primeira fase será de tradução e adaptação transcultural, em que dois especialistas da língua inglesa e portuguesa realizarão a tradução e retradução que depois será revisada por um comitê de 6 experts. Posteriormente, será feito um pré-teste com um grupo de 30 estudantes de medicina, encerrando-se a primeira fase. Na segunda fase, será feito um teste e um reteste com outro grupo de 100 estudantes. Por último, a escala será aplicada num grupo de 150 estudantes. O período do estudo será entre os meses de agosto de 2020 até julho de 2021. O instrumento de avaliação adotado será a escala traduzida, adaptada e validada, cujo questionário será respondido por meio do software aberto LimeSurvey. Aspectos éticos: O projeto em questão será realizado de acordo com as normas e diretrizes da resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, e somente será realizado após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. Palavras-chave: profissionalismo, educação médica, validação, escala
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1837
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