Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPAIVA, Vitória Farias-
dc.contributor.authorPERAZZO, Maria Augusta Monteiro-
dc.contributor.authorDANTAS, Amanda Vasconcellos-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Davi Melo-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE NETO, João Batista Siqueira de-
dc.contributor.authorVILLARROEL, Rodrigo Barros Mendonça-
dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-01T17:05:42Z-
dc.date.available2024-11-01T17:05:42Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1858-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO CENÁRIO: A validação de escalas psicométricas avalia a confiabilidade de um instrumento. A interprofessional professionalism assessment (IPA), inicialmente desenvolvida em inglês, reflete as tendências em avaliar competências interprofissionais ainda na graduação. OBJETIVO: Avaliar a confiabilidade da Escala de Avaliação de Interprofissionalismo Interprofissional em português através da aplicação de teste e reteste em estudantes da área da saúde. MÉTODO: Foi realizado um estudo metodológico de validação para o português e adaptação transcultural de escala originalmente desenvolvida em língua inglesa, que avalia através do teste e reteste a confiabilidade da escala psicométrica – IPAS, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos IMIP. RESULTADOS: Participaram do teste e reteste 39 e 37 estudantes, respectivamente. A idade média foi de 21,1 anos. 19 (48,7%) eram do sexo masculino e 20 (51,3%) eram do sexo feminino Todos os estudantes estavam matriculados nos dois primeiros anos do curso de Medicina. O questionário foi em anonimato e mostrou que não houve diferença estatística em os dois grupos em relação a idade (p =0,693), ao sexo (p = 0,799), período do curso (p = 0,488). A análise estatística evidenciou Alpha de Cronbach de 0,95 na fase de teste e 0,97 no reteste. CONCLUSÃO: A confiabilidade da IPAS em português foi comprovada nas fases e reteste e que poderá contribuir para sua aplicação em outros estudos após a fase de aplicação final. PALAVRAS-CHAVE: Educação interprofissional, Estudo de validação, Confiabilidade e validade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.subjectConfiabilidade e validade.pt_BR
dc.titleAvaliação da confiabilidade da escala de atitudes interprofissionais através do teste e retestept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF.pdf509.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.