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dc.contributor.authorSILVA, Áchelles Monise Batista da-
dc.contributor.authorSANTOS, Isabelle Thais da Silva-
dc.contributor.authorSOARES, Gustavo Henrique dos Santos-
dc.contributor.authorMATIAS, Maria Eduarda Borges-
dc.contributor.authorCOSTA, Igor Pereira-
dc.contributor.authorFALBO NETO, Gilliatt Hanois-
dc.contributor.authorMÁGERO, Felipe Rodrigues Lima-
dc.contributor.authorPADILHA, Fabrícia Michelline Queiroz de Holanda-
dc.date.accessioned2024-11-13T18:21:24Z-
dc.date.available2024-11-13T18:21:24Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1872-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: O Diabetes Mellitus tipo II é uma emergência de saúde global em rápido crescimento. Em 2021, a doença afetou 10,5% da população adulta mundial, com previsão de aumento de 45% até 2045, segundo a Federação Internacional do Diabetes (IDF). No entanto, o diagnóstico ainda é tardio, e cerca de 44,7% dos casos permanecem sem diagnóstico. O aumento da prevalência é causado por fatores socioeconômicos, ambientais e genéticos, além da falta de acesso à saúde e inadequada capacitação dos profissionais para diagnóstico precoce. Diante desse cenário, é essencial o desenvolvimento de ferramentas educacionais que atendam às necessidades da atual geração de estudantes de saúde, que fazem uso constante de tecnologias digitais. Objetivo: Elaborar e validar um jogo educativo interprofissional autoinstrucional sobre diabetes mellitus tipo II para estudantes de saúde, com o objetivo de contribuir na disseminação de informações sobre a doença e contribuir na redução da sua prevalência. Método: O estudo envolveu a criação de um jogo educativo focado na prevenção e diagnóstico precoce do diabetes tipo II. O jogo foi desenvolvido entre setembro de 2023 a agosto de 2024, com base no modelo de design instrucional ADDIE e em uma revisão integrativa da literatura. O conteúdo foi validado por especialistas e o jogo foi criado na plataforma Unity 2D pela empresa Mangroove. Sua usabilidade foi avaliada por 16 estudantes de saúde de uma faculdade de saúde de Recife-PE, através de questionário com o instrumento de avaliação de jogos sérios MSGUI. Os dados foram analisados no software Jamovi versão 2.3.28, com a aplicação do Alpha de Cronbach para medir a confiabilidade das respostas. Resultados: O jogo "Mellitus!", é um jogo de plataforma estruturado em seis módulos, cobrindo desde definições epidemiológicas até estratégias de diagnóstico e tratamento do DM tipo II. Os estudantes interagiram com cenários que simulam situações reais encontradas na prática clínica e avaliaram a experiência como positiva, destacando a clareza e a relevância das informações. A análise indicou um Alpha de Cronbach de 0,76, demonstrando boa aceitação do jogo. Conclusão: A ferramenta se mostrou eficaz na capacitação de estudantes e tem potencial para atualizações contínuas, alinhando-se às tendências da educação digital. Palavras-chave (DeCS): diabetes mellitus; diagnóstico precoce; capacitação profissional; educação interprofissional; jogos experimentais.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectDiagnóstico precocept_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectJogos experimentaispt_BR
dc.titleElaboração e validação de jogo educativo sobre prevenção e diagnóstico precoce do Diabetes Mellitus tipo II para estudantes de saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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