Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMIRANDA, Maria Gabriella Azevedo-
dc.contributor.authorLIMA, Maria Vitória Megale Mota de-
dc.date.accessioned2024-11-22T18:04:49Z-
dc.date.available2024-11-22T18:04:49Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1895-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A inserção na vida acadêmica e no ambiente acadêmico envolve diversas mudanças na rotina e nos hábitos do indivíduo, sendo necessário adaptação e compromisso com as novas responsabilidades que surgem ao longo do caminho, podendo impactar na sua saúde mental e abrir portas para o desenvolvimento de transtornos mentais. Um desses transtornos é a síndrome de burnout, a qual reverbera na saúde física e mental dos estudantes. A pesquisa teve como objetivo avaliar a prevalência da síndrome de burnout em estudantes universitários de uma instituição privada, caracterizando dados sociodemográficos, descrevendo características clínicas e avaliando a frequência de sintomas da síndrome de burnout em estudantes. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal e descritiva, na qual foram aplicados um questionário sociodemográfico e clínico e a Escala de Burnout em Estudantes Universitários (ESB-eu). A escala considera níveis de desgaste emocional e físico, distanciamento e ineficácia da formação, para, assim, avaliar a prevalência de síndrome de burnout. Na amostra de 241 participantes, não houve alterações significativas que indicassem a presença de síndrome de burnout. Apesar disso, os resultados demonstraram alterações quanto ao desgaste emocional e físico relatados pelos participantes. Os resultados do estudo valorizaram o uso do ESB-eu e evidenciaram a importância do monitoramento da saúde mental dos estudantes durante sua formação universitária. Palavras-chave: Vida acadêmica, saúde mental, síndrome de burnout, estudante universitáriopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectVida acadêmicapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.subjectEstudante universitáriopt_BR
dc.titlePrevalência da Síndrome de Burnout em estudantes universitários: um estudo transversal em uma instituição privadapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MARIA GABRIELLA_MARIA VITÓRIA.pdf393.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.