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http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1898
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | MAIA, Emily Rodrigues | - |
dc.contributor.author | LIMA, Juliana Carolina Oliveira de | - |
dc.contributor.author | COSTA, Laura de Santana | - |
dc.contributor.author | FELISBERTO, Eduardo Falcão | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Alberto Gorayeb de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T12:37:42Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T12:37:42Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1898 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: O sono é essencial para a saúde física e mental, desempenhando funções fisiológicas vitais como a restauração da mente e do corpo, estabilização emocional e consolidação da memória. Para jovens adultos, recomenda-se entre 7 e 9 horas de sono por noite, sendo a qualidade do sono crucial para o desempenho acadêmico, especialmente em estudantes da área da saúde. A má qualidade do sono está associada a distúrbios que afetam a cognição, concentração e habilidades críticas, contribuindo para problemas de saúde mental, como transtornos de ansiedade e depressivo. Objetivos: Este estudo visa analisar a qualidade do sono dos graduandos da área da saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde, na cidade do Recife, utilizando as escalas Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE), correlacionando com dados demográficos e fatores que podem influenciar essa qualidade Métodos: Estudo observacional, descritivo, quantitativo do tipo corte transversal, realizado por meio da coleta de dados dos estudantes da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) com idade superior a 18 anos e devidamente matriculados no semestre de 2023.2 e 2024.1. O estudo foi desenvolvido no período de setembro de 2023 a agosto de 2024. Para quantificar e analisar a qualidade do sono, são utilizados instrumentos validados, como o PSQI e a ESE. Resultados: Participaram deste estudo 130 estudantes de diversos cursos da área da saúde, com predomínio de estudantes do gênero feminino, entre 19 e 23 anos, discentes de medicina, cursando o 7º período no primeiro semestre de 2024. Os resultados encontrados demonstraram que 40% dos participantes possuem diagnóstico de algum transtorno psicopatológico, dentre eles os mais citados foram o transtorno de ansiedade, depressão e TDAH. A análise do índice da qualidade de sono de Pittsburgh (PSQI) foi feita mediante 120 respostas (pois houve discordância em 10 respostas) desses, 84,2% pontuaram para má qualidade do sono. O resultado da escala de sonolência de Epworth (ESE) demonstrou que 45,38% dos discentes apresentaram sonolência diurna importante no último mês. Além disso, 20,7% da amostra fazia uso de algum tipo de droga relacionada ao sono e, desses, 25,9% não tinham prescrição para o uso. Por fim, 65,4% afirmaram não serem praticantes de medidas comportamentais para a higienização do sono. Conclusão: Os estudantes da área da saúde, que participaram desse estudo, possuem uma média de sono inferior à população geral, má qualidade de sono como um todo e alta taxa de sonolência diurna. Grande parte dos discentes não faz uso de medidas comportamentais como higiene do sono e uma parte faz uso sem prescrição de drogas que alteram o sono. Intervenções devem ser organizadas para melhorar a qualidade do sono desses estudantes, visando melhor qualidade de vida e, consequentemente, um rendimento mais efetivo na vida acadêmica. Palavras-chave (DeCS): Qualidade do Sono; Privação do Sono; Estudantes de Ciências da Saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Qualidade do sono | pt_BR |
dc.subject | Privação do sono | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de ciências da saúde | pt_BR |
dc.title | Qualidade do sono dos graduandos da área da saúde de uma faculdade do Nordeste: um estudo transversal | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Appears in Collections: | Medicina |
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