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dc.contributor.authorMAGALHÃES, Sara Omena-
dc.contributor.authorLORENA, Suélem Barros de-
dc.contributor.authorLIMA, Doralice Ribeiro Gouveia-
dc.date.accessioned2025-01-13T12:50:31Z-
dc.date.available2025-01-13T12:50:31Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1961-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Em virtude da necessidade de abranger uma formação em saúde que compreenda as necessidades sociais e estimule a proatividade, em meio a crescente utilização e tecnologia, contemporâneos modelos de ensino têm sido estimulados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos da área da saúde, impulsionando as Instituições de Ensino Superior (IES) a reconsiderarem os métodos de formação em saúde com a inclusão de metodologias ativas de ensino. Objetivo: Identificar as dificuldades enfrentadas por alunos do ensino superior de Fisioterapia em relação a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual é utilizada nos cursos da Faculdade Pernambucana de Saúde. Método: Trata-se um estudo de caráter transversal descritivo, constituído de apenas uma etapa onde foi aplicado um questionário contendo perguntas de caráter sociodemográfico e a respeito da metodologia ativa, produzido via GoogleForms e disponibilizado via QR CODE. O grupo alvo desse estudo foram 50 alunos de fisioterapia matriculados no semestre de 2024.2, cursando entre o 20 e 80 período. A pesquisa teve aprovação no comitê de ética, e a coleta de dados teve início somente após a aprovação. Resultados: As dificuldades comumente relatadas entre a maioria dos discentes foram em executar as funções de coordenador e secretário nos grupos tutoriais. Grande parte dos acadêmicos também afirma que a ABP exige mais tempo para estudo, o que pode ser uma crítica ao aumento de carga horaria, podendo levar dificuldades em relação ao gerenciamento de tempo para o estudo com a metodologia. Conclusões: Os discentes possuem uma visão predominantemente positiva a respeito da ABP, sobretudo no que diz respeito as habilidades adquiridas como as de comunicação, sociais e liderança. Por outro lado, as resistências relatadas pelos alunos em relação a adaptação as funções tutoriais (coordenador e secretário), uso das ferramentas utilizadas e a administração de tempo para estudos, mostram a importância de uma assistência pedagógica e intervenções singularmente voltadas para isso. Palavras-chave: Metodologia ativa; Discentes; Dificuldades.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleDificuldades relatadas por estudantes universitários na adaptação à metodologia de ensino com a aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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