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dc.contributor.authorTAVARES, Bruna Sampaio-
dc.contributor.authorAMORIM, Vinicyus Eduardo Melo-
dc.contributor.authorAYRES, Renan Gatis-
dc.contributor.authorSOUZA, Mikhael Morais de-
dc.contributor.authorCABRAL, Ana Cecília Araújo-
dc.contributor.authorSILVA, Tiago Fernando Ferreira da-
dc.contributor.authorANDRADE, Felipe César Gomes de-
dc.contributor.authorGUERRA, Luciano Calheiros de Morais-
dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-07T12:06:14Z-
dc.date.available2025-04-07T12:06:14Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1984-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractResumo Objetivo: Avaliar o conhecimento e desempenho de estudantes através do uso do Objective structured clinical examination (OSCE) para agir em situações de parada cardiorrespiratória (PCR) e obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE). Método: Trata-se de um estudo intervencionista de análise antes e depois em estudantes do ensino médio. Os estudantes foram submetidos a um questionário teórico (QT) e dois OSCEs sobre PCR e OVACE. Em seguida, os estudantes receberam um treinamento de primeiros socorros com conteúdo teórico-prático, sendo, posteriormente, submetidos ao mesmo QT e aos dois OSCEs. O procedimento foi repetido após seis meses, a fim de analisar sua retenção ao longo do tempo. Resultados: Um total de 164 estudantes foram incluídos na primeira etapa e 90 permaneceram na análise final após seis meses. Ao comparar o conhecimento e desempenho dos estudantes antes, imediatamente após o treinamento e seis meses depois, percebeu-se uma diferença estatisticamente significante no aumento da performance após o treinamento e na retenção ao longo do tempo com p < 0,001 em praticamente todos os parâmetros analisados. Conclusão: O OSCE é uma ferramenta aplicável para mensuração do conhecimento e desempenho de estudantes de ensino médio. Ainda, a metodologia de ensino, utilizando o OSCE, foi capaz de aumentar a performance dos estudantes após o treinamento, assim como foi útil no processo de retenção após os seis meses. Palavras-chave: Primeiros socorros; Reanimação Cardiopulmonar; Engasgo; Educação Baseada em Competências; Ensino Médio.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrimeiros socorrospt_BR
dc.subjectReanimação cardiopulmonarpt_BR
dc.subjectEngasgopt_BR
dc.subjectEducação baseada em competênciaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUso do OSCE na avaliação do conhecimento e desempenho em primeiros socorros de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeUse of OSCE in evaluating knowledge and performance in first aid of high school studentspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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