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dc.contributor.authorALBUQUERQUE, João Paulo Vieira e Silva de-
dc.contributor.authorRAMOS, Maria Eduarda Lins Arraes-
dc.contributor.authorMATOS, Maria Fernanda Peixoto-
dc.contributor.authorFERREIRA, Laís Caroline Gomes-
dc.contributor.authorBARRETO, João Guilherme Barbosa Lopes Paes-
dc.contributor.authorLIMA, Felipe Campos de Queiroz-
dc.contributor.authorARAÚJO, Carla Adriane Fonseca Leal de-
dc.contributor.authorALVES, Liana Chaves-
dc.date.accessioned2025-04-10T12:54:11Z-
dc.date.available2025-04-10T12:54:11Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1988-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Objetivo: realizar uma intervenção educativa com agentes comunitários de saúde do Distrito Sanitário I sobre o diagnóstico e a conduta nos casos de leucemia linfoide aguda infantojuvenil. Métodos: intervenção educativa com agentes comunitários de saúde da USF Coelhos 2 - DSI, em Recife. A intervenção foi realizada após o estudo transversal intitulado: “Conhecimento de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre o Diagnóstico de LLA Infantojuvenil na Atenção Primária à Saúde”. No estudo inicial foram verificados fatores sociodemográficos e aplicados testes sobre LLA. Como parte da metodologia, os pesquisadores utilizaram palestras interativas e exposições com casos clínicos. Após as oficinas aplicou-se um pós-teste com feedback. Resultados: a amostra foi composta por 5 ACS, dos quais 4 (80%) eram do sexo feminino. Evidenciou-se que com relação ao conhecimento sobre o tema, nenhum dos ACS tinham realizado capacitações nos últimos 3 anos sobre câncer. Com relação ao pós-teste após a realização das intervenções, observou-se um incremento da nota obtida pelas ACS, com significância estatística com relação ao conhecimento sobre sinais e sintomas e condutas (p=0,02 e p=0,01). Conclusão: a realização da intervenção educativa corroborou para a melhora do conhecimento sobre leucemia linfoide infanto-juvenil. Recomenda-se a realização de intervenções, oficinas e cursos anualmente como estratégia para aprimorar a assistência fornecida pelos ACS à população. Palavras-chave: Leucemia Linfoide Aguda; Atenção Primária à Saúde; Agente Comunitário de Saúde; Educação Continuada; Criançapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeucemia linfoide agudapt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectAgente comunitário de saúdept_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleIntervenção educativa com os agentes comunitários de saúde sobre o diagnóstico precoce de leucemia aguda na infânciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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