Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFELICIANO, Ericlécia Fabrícia Alves Ferreira-
dc.contributor.authorANDRADE, Bruna Fonseca de-
dc.contributor.authorBARROS, Maria Clara Santos-
dc.date.accessioned2025-06-27T12:55:26Z-
dc.date.available2025-06-27T12:55:26Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2020-
dc.description.abstractIntrodução: a bexiga hiperativa é uma condição crônica que causa frequência urinária aumentada, urgência miccional, e, em alguns casos, incontinência urinária. Tais sintomas afetam diretamente a qualidade de vida, levando a ansiedade e isolamento social devido ao medo e constrangimento. A Terapia Comportamental abrange uma variedade de intervenções para modificar hábitos prejudiciais e aliviar os sintomas. Essas estratégias incluem o uso de diários miccionais, reeducação vesical, exercícios do assoalho pélvico, técnicas para controle do desejo miccional e orientações sobre ingestão adequada de líquidos. Objetivo: construir e validar uma cartilha educativa para orientar os pacientes com bexiga hiperativa. Métodos: estudo metodológico de construção e validação de conteúdo para elaboração de cartilha educativa. A construção da cartilha foi realizada no aplicativo Canvas, elaborada a partir de bases de dados e em seguida avaliada e validada por fisioterapeuta pélvica, urologista e ginecologista com mais de dois anos de atuação na área. Resultados: participaram do estudo 29 indivíduos, sendo 26 fisioterapeutas pélvicas, 2 ginecologistas e 1 urologista. Houve ampla concordância entre os participantes de que a cartilha é clara, relevante e adequada ao abordar de forma abrangente o tema proposto, sendo bem avaliada quanto à qualidade das informações e à utilização de recursos visuais para facilitar a compreensão. Conclusão: a avaliação indicou que o material é percebido como claro, relevante e abrangente, com alta aprovação geral e reforça o potencial desta cartilha como uma ferramenta valiosa para a educação de pacientes com bexiga hiperativa na prática clínica. Palavras-chave: Bexiga Urinária; Incontinência Urinária; Terapia Comportamental; Estudo De Validação, Bexiga Urinária Hiperativa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBexiga urináriapt_BR
dc.subjectIncontinência urináriapt_BR
dc.subjectTerapia comportamentalpt_BR
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.subjectBexiga urinária hiperativa.pt_BR
dc.titleConstrução e validação de cartilha educacional para pacientes com bexiga hiperativapt_BR
dc.title.alternativeConstruction and validation of an educational booklet for patients with overactive bladderpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.