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dc.contributor.authorCORDEIRO, Maria Eduarda Amaral-
dc.contributor.authorMORAIS, Maria Eduarda Pinto-
dc.contributor.authorLONGO, Mariana Silva-
dc.contributor.authorLIMA, Jurema Telles de Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, José Roberto da-
dc.date.accessioned2025-10-14T13:47:35Z-
dc.date.available2025-10-14T13:47:35Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2035-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractCenário: A infecção persistente pelo HPV tem relação direta com o câncer de colo de útero, que atualmente representa o segundo câncer mais incidente em mulheres no estado de Pernambuco. Apesar da existência de uma vacina efetiva contra alguns dos subtipos mais oncogênicos do vírus, esse instrumento é subutilizado, o que reflete na cobertura muito abaixo da meta esperada para o público alvo, composto por crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Nesse sentido, o papel da escola e dos educadores na propagação de informações, aceitação e participação por parte dos jovens é um elemento essencial no sucesso das estratégias vacinais e preventivas. Objetivo: avaliar o conhecimento, atitudes e práticas dos professores do ensino público fundamental sobre a vacina contra o HPV e o exame preventivo do câncer do colo uterino e investigar sua associação com as variáveis sociodemográficas, para servir de subsídio para desenvolvimento de intervenção educacional voltada para professores como multiplicadores de conhecimento. Método: estudo exploratório de caráter transversal utilizando técnica quantitativa. Para a coleta de dados será utilizado um questionário autoaplicável estruturado disponibilizado eletronicamente sobre dados sócio-demográficos, conhecimento, práticas e atitudes dos professores. Serão analisados os dados descritivos da amostra (média, desvio-padrão e frequências). Em seguida, para a escolha de cada teste, foi realizada a normalidade dos dados em todas as variáveis, por meio do teste de Shapiro-Wilks. Para as avaliações inferenciais foram utilizados os testes não paramétricos, uma vez que não foi encontrada normalidade dos dados: Mann-Whitney (2 grupos independentes) e Kruskal-Wallis (3 ou mais grupos independentes) e correlação de Spearman. O software escolhido para todas as análises foi o SPSS-IBM 23.0 considerado para todos os testes um nível de significância de 5%. Aspectos éticos: Nesta pesquisa, serão observados os princípios éticos contidos no Código de Ética Médica (CEP) que regem as pesquisas com fins acadêmicos e à resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde só sendo iniciada após aprovação no CEP. Palavras-Chave: Vacinas contra HPV; Saúde da Mulher; Neoplasias do Colo do Útero; Teste de Papanicolau; Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectVacinas contra HPVpt_BR
dc.subjectSaúde da mulherpt_BR
dc.subjectNeoplasias do colo do úteropt_BR
dc.subjectTeste de Papanicolaupt_BR
dc.subjectConhecimentospt_BR
dc.subjectAtitudes e Práticas em Saúdept_BR
dc.titleConhecimento, atitudes e práticas sobre a infecção e vacina do HPV e a prevenção do câncer de colo uterino entre professores do ensino público fundamental da cidade do recifept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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