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dc.contributor.authorLIMA, Lucas Soares de Andrade-
dc.contributor.authorROCHA, Maria Eduarda Amaro Ferreira-
dc.contributor.authorROCHA, Rafaela Dias-
dc.contributor.authorPIMENTEL, Caio Farias-
dc.contributor.authorANDRADE, Julio Cesar Fonseca de-
dc.contributor.authorAZEVÊDO, Kenio Betmann-
dc.contributor.authorPINTO, Gabriel Vieira de Vasconcelos Vilaça-
dc.contributor.authorCAMINHA, Maria de Fátima Costa-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Pedro Tadeu Álvares Costa Caminha de-
dc.date.accessioned2025-10-22T18:20:41Z-
dc.date.available2025-10-22T18:20:41Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2037-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO CENÁRIO: A Teoria da Autodeterminação (TAD), descreve os mecanismos psicológicos relacionados à regulação do comportamento, em que a motivação está relacionada à satisfação gerada em determinada ação, seja ao alcançar o seu objetivo final ou por apenas estar realizando a ação, esta última denominada motivação intrínseca. Na aprendizagem ativa, o estudante necessita de motivação individual, e o Inventário de Motivação Intrínseca (IMI), medição baseada na TAD, é um instrumento importante para avaliar os estudantes em cenários diversos que utilizam esse tipo de metodologia. OBJETIVOS: Analisar a motivação intrínseca dos estudantes de Medicina de uma faculdade cuja metodologia é a Aprendizagem Baseada em Problemas, durante as atividades laboratoriais, baseada na TAD, assim como verificar os fatores associados. MÉTODOS: O estudo foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS, com estudantes dos grupos laboratoriais do 1º ao 4º período, durante fevereiro a julho de 2023. As informações foram obtidas a partir de um questionário contendo variáveis relacionadas às condições sociodemográficas e acadêmicas, assim como o IMI entregues aos discentes pelos pesquisadores. O IMI contém 45 itens distribuídos em sete domínios (interesse/prazer, competência percebida, esforço/importância, pressão/tensão, percepção de escolha, valor/utilidade e relacionamento). Os pontos de corte para motivação intrínseca: ≤ 5,0 (não verdadeiro/não motivado) e > 5,0 (verdadeiro/motivado). A análise foi realizada no Programa Stata 12.1. Para identificar fatores associados à motivação intrínseca foi realizada a análise de regressão linear univariada, e as variáveis que apresentaram um valor p < 0,20 habilitaram-se para ingressar na análise multivariada, permanecendo no modelo final, para fins estatísticos, variáveis cujo valor p < 0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FPS, CAAE No 65854322.7.0000.5569 RESULTADOS: Participaram 105 estudantes: 25 (23,8%) no primeiro, 20 (19,1%) no segundo, 30 (28,6%) no terceiro e 30 (28,6%) no quarto períodos. O Alpha de Cronbach do instrumento que avalia a motivação intrínseca global foi de 0,926. A média do escore da motivação intrínseca global foi de 5,35±0,67. Após a análise multivariada, permaneceram no modelo final os estudantes cuja escolha de medicina foi sem pressão dos pais (p = 0,008) e o laboratório em que foi avaliada sua motivação (p < 0,001), considerando o laboratório de anatomia como o mais motivado comparado aos laboratórios de comunicação e o de imagens. CONCLUSÃO: Os estudantes apresentaram motivação intrínseca durante as atividades laboratoriais, e o escore médio foi maior para o laboratório de anatomia, e para àqueles que escolheram o curso de medicina sem pressão dos pais. PALAVRAS-CHAVE (DeCS): Motivação. Ensino. Laboratório.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLaboratóriopt_BR
dc.titleUm estudo transversal em estudantes de uma faculdade de metodologia ativa: investigação sobre motivação intrínsecapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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