Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2060
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBARRETO, Marina Lopes Abath-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Karoline Oliveira-
dc.contributor.authorBARROS, João Victor Gomes Pereira de-
dc.contributor.authorMELO, Brena Carvalho Pinto de-
dc.contributor.authorFIGUEREDO, Jorge Luiz Carvalho-
dc.date.accessioned2025-11-06T18:09:48Z-
dc.date.available2025-11-06T18:09:48Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2060-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A educação interprofissional baseada em simulação tem se destacado como estratégia para fortalecer competências colaborativas, melhorar o desempenho coletivo e promover segurança entre profissionais de saúde. Apesar de sua expansão atual, ainda há lacunas sobre sua efetividade e aplicabilidade. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática breve analisando evidências sobre a aplicação da simulação na educação interprofissional e seus impactos educacionais e assistenciais. Métodos: A revisão seguiu o método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). As buscas foram realizadas na base PubMed/MEDLINE, com publicações entre 2020 e 2025. Utilizando as palavras-chaves: educação interprofissional, treinamento por simulação e treinamento com simulação de alta fidelidade, com operadores booleanos “AND”. A análise temática seguiu Minayo, categorizando os estudos segundo cenário, participantes, formato de simulação, desfechos e aspectos pedagógicos. Resultados: Dos 256 artigos, 60 foram excluídos por duplicação. Dos 196 restantes, 47 foram eliminados por inadequação ao tema ou estarem indisponíveis. Dos 149 artigos pertinentes, 122 foram lidos na íntegra e 27 apenas o resumo. Foram excluídos 82 por atenderem aos critérios de exclusão. Assim, 67 artigos foram incluídos, abrangendo diversos modelos de estudos. Conclusão: A simulação interprofissional mostra-se uma estratégia eficaz para desenvolver competências técnicas, colaboração e qualidade assistencial. Palavras-chave: Educação Interprofissional; Treinamento por simulação; Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Interprofissionalpt_BR
dc.subjectTreinamento por simulaçãopt_BR
dc.subjectTreinamento com simulação de alta fidelidadept_BR
dc.titleEducação baseada em simulação com foco em treinamento interprofissional: uma revisão sistemática brevept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc_versãofinal_061125.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.