Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2074
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPINTO, Gabriel Vieira de Vasconcelos Vilaça-
dc.contributor.authorFERRAZ, Maria Luíza da Silveira-
dc.contributor.authorCÂMARA, Victor Monfort Pereira-
dc.contributor.authorVALENÇA, Beatriz Vilaça de Queiroz-
dc.contributor.authorRODRIGUES, André Furtado de Ayalla-
dc.contributor.authorMORAIS, Beatriz Ximenes Bandeira de-
dc.contributor.authorAGUIAR, Luiza Dias-
dc.date.accessioned2025-11-11T10:44:01Z-
dc.date.available2025-11-11T10:44:01Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2074-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO CENÁRIO: A Síndrome de Burnout, um estado de exaustão mental e física, afeta desproporcionalmente estudantes de medicina, que apresentam maior prevalência de esgotamento quando comparados à população geral. OBJETIVO: Investigar a prevalência de Burnout e sua associação com fatores socioeconômicos em estudantes de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). MÉTODOS: Realizou-se um estudo transversal com 94 alunos de todos os períodos do curso. Foram utilizados o Inventário de Burnout de Copenhagen (CBI-CS) e questionários socioeconômicos, com os dados analisados por regressão linear univariada e multivariada. RESULTADOS: A prevalência geral de Burnout foi de 26,59%. Embora a análise descritiva tenha indicado prevalência de aproximadamente 1.8 vezes maior em estudantes beneficiários de políticas públicas, essa associação não se mostrou estatisticamente significativa no modelo final ajustado. A análise multivariada confirmou que os preditores para maiores escores de Burnout foram o gênero feminino e cursaram períodos de alta pressão, como o 3º e o 11º. CONCLUSÃO: A hipótese sobre a influência de fatores socioeconômicos não foi confirmada. Em vez disso, o gênero, a fase do curso e a pressão familiar emergiram como fatores cruciais. Sugere-se que o ambiente acadêmico da medicina atua como um estresse homogeneizador, minimizando o impacto de diferenças socioeconômicas. O estudo reforça a necessidade de as instituições implementarem programas de saúde mental direcionados, considerando as dinâmicas de gênero e as fases críticas da graduação. Palavras-chave: Esgotamento Psicológico; Inquéritos e Questionários; Estudantes de Medicina; Fatores Socioeconômicos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEsgotamento psicológicopt_BR
dc.subjectInquéritos e questionáriospt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectFatores socioeconômicospt_BR
dc.titleInvestigação sobre fatores socioeconômicos em estudantes de medicina em faculdade do nordeste brasileiro para fatores de risco da Síndrome de Burnout: um estudo transversalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtigoBurnout_Aprovado.pdf359.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.