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dc.contributor.authorSILVA, Karinne Grazielle Oliveira-
dc.contributor.authorGUERRA, Juliana de Farias Pessoa-
dc.contributor.authorNEPOMUCENO, Mariana Maciel-
dc.date.accessioned2025-11-21T17:55:59Z-
dc.date.available2025-11-21T17:55:59Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2108-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A inserção da literatura nos estudos interdisciplinares amplia nossa compreensão acerca da experiência humana e da prática profissional dos cuidados à saúde. Por meio da leitura, faz-se uma reflexão sobre a linguagem e a narrativa em contextos de saúde e doença, contribuindo para uma visão mais holística da condição humana e do papel do profissional de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais destacam a importância da interdisciplinaridade e das metodologias ativas na formação integral do profissional de saúde, fomentando uma abordagem crítica, humanista e ética. Ademais, a literatura pode aprimorar habilidades essenciais na área da saúde, como a comunicação com os pacientes, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. Nesse contexto, percebemos que a inter-relação entre literatura e saúde é importante para a formação humanística e uma prática profissional mais reflexiva e sensível, reconhecendo a linguagem como um instrumento terapêutico na saúde e como expressão estética na literatura. Diante do exposto, o estudo buscou compreender como o ensino de literatura impacta na formação educacional de estudantes de saúde, a partir da experiência dos alunos do módulo de literatura da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Objetivo: Compreender o impacto da literatura na formação acadêmica de estudantes de saúde de uma faculdade de saúde da cidade do Recife. Método: Estudo de caso, de natureza qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com estudantes dos cursos de saúde da FPS que realizaram a oficina de Literatura no ano de 2023. Aspectos Éticos: A pesquisa seguiu os termos das resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde para pesquisa em seres humanos. Palavras-chave (DeCS): Humanização da Assistência; Saúde; Literatura; Educação em Saúde.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHumanização da assistênciapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleO impacto da literatura na formação acadêmica de estudantes de saúde: um estudo qualitativopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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