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dc.contributor.authorMAGALHÃES, Julio Cesar Veras-
dc.contributor.authorMELO, Eduarda Dias Bandeira de-
dc.contributor.authorLIMA, Paula Vitória Tabosa de-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Juliana Carneiro-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.contributor.authorMAIA, Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz-
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Bárbara Barros de-
dc.contributor.authorCAMINHA, Maria de Fátima Costa-
dc.date.accessioned2025-11-25T13:12:34Z-
dc.date.available2025-11-25T13:12:34Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2132-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: O cenário acadêmico está em constante evolução, o que exige das instituições educacionais uma adaptação para acompanhar essas mudanças sem comprometer a criatividade, a curiosidade e o pensamento crítico. Nesse contexto, a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) surge como uma resposta, colocando a resolução de problemas no centro da formação. Para firmar a construção do conhecimento, a metodologia é baseada e estruturada em sete passos, de cuja realização depende a sua efetividade. Os estudos ainda são escassos sobre o desenvolvimento dos sete passos, o que traz à tona a necessidade de se investigar mais sobre a sua implementação. Objetivo: Avaliar a dinâmica do grupo tutorial por meio do seguimento dos sete passos na ABP. Método: Trata-se de um estudo transversal e analítico, incluindo estudantes de medicina, do 1º ao 4º ano, na Faculdade Pernambucana de Saúde, em 2025. A coleta ocorreu por meio de um questionário online contendo informações sociodemográficas e acadêmicas dos participantes e por meio de instrumento previamente validado, que avaliou o cumprimento dos sete passos no grupo tutorial. Resultado: Participaram 111 estudantes (média de 22,4 anos; 77,5% mulheres; 95,5% solteiros). A maioria não trabalhava (91,9%), morava com a família (81,1%) e possuía local de estudo (89,2%). O instrumento mostrou alta confiabilidade (α=0,847). Os sete passos da ABP apresentaram escores médios elevados (4,06 a 4,77), com 82,9% classificados em cumprimento ótimo do EMG. Fragilidades foram observadas na reorganização das hipóteses (Passo 4) e na realização de feedback (Passo 7). Conclusão: A educação médica exige aprimoramento contínuo, especialmente na incorporação de metodologias ativas, que promovem retenção de conhecimento, desenvolvimento de competências comunicacionais, autonomia e tomada de decisão. Este estudo evidenciou elevada adesão dos estudantes ao seguimento dos sete passos da ABP, confirmando a consolidação da metodologia, mas também identificou fragilidades na reorganização de hipóteses e nas sessões de feedback, apontando oportunidades de aprimoramento pedagógico. O grupo tutorial, elemento central da ABP, requer condução adequada para garantir efetividade e qualidade das interações, essenciais para a formação de profissionais críticos, reflexivos e preparados para os desafios contemporâneos da prática em saúde. Palavras-chaves (DeCS): Aprendizagem baseada em problemas; Tutoria; Educação médica; Feedback; Estudantes de Ciências da Saúde.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectEstudantes de Ciências da Saúdept_BR
dc.titleO seguimento dos sete passos e dinâmica do grupo tutorial na aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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