Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2146
Title: Palhaçoterapia e Inclusão Social no Ensino Superior: percepções de estudantes
Other Titles: Clown Therapy and Social Inclusion in Higher Education: Students’ Perceptions
Authors: GIACOMELLI, Joanna Fardo
LACERDA, Mariana Braga Netto Lira Maranhão
TORRES, Raiane Lúcia Cruz de Oliveira
RODRIGUES, André Furtado de Ayalla
Keywords: Inclusão social
Educação superior
Estudantes de ciências da saúde
Atividades recreativas
Humanização da assistência
Issue Date: 2025
Abstract: RESUMO Introdução: O estudo investigou a percepção de estudantes da área da saúde sobre a palhaçoterapia como prática extensionista e seu papel na promoção da inclusão social no ensino superior e no ambiente hospitalar. Método: Adotou-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas analisadas pela técnica de análise de conteúdo temática. Resultados e discussão: Identificaram-se três eixos principais: (1) compreensão da inclusão social como equidade, pertencimento e reconhecimento das diferenças; (2) impacto da palhaçoterapia na comunidade, promovendo acolhimento, humanização do cuidado e integração social; e (3) transformação pessoal e profissional dos estudantes, com fortalecimento da empatia, escuta ativa e práticas humanizadas. Considerações finais: Conclui-se que a palhaçoterapia constitui um dispositivo formativo e relacional capaz de integrar ensino, extensão e cuidado em saúde, favorecendo a inclusão social em múltiplas dimensões. Palavras-chave: Inclusão social; Educação superior; Estudantes de ciências da saúde; Atividades recreativas; Humanização da assistência.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/2146
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Final - Joanna Giacomelli.pdf278.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.