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dc.contributor.authorLIMA, Rhaiza Tamires da Silva-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Amanda Maria Gomes do-
dc.date.accessioned2018-12-19T13:55:07Z-
dc.date.available2018-12-19T13:55:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/245-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso das acadêmicas Rhaiza Tamires da Silva lima e Amanda Maria Gomes do Nascimento, do curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) sob a orientação da Prof. Juliany Silveira Braglia César Vieira, apresentado em cumprimento às exigências para obtenção da graduação em Fisioterapia pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPSpt_BR
dc.description.abstractObjetivo: O estudo teve como objetivo avaliar os aspectos motivacionais de estudantes do 1° período do curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior que utiliza metodologia ativa. Método: É um estudo do tipo descritivo, de corte transversal com componente analítico. Foi aplicado a 27 estudantes um questionário sociodemográfico visando obter informações pessoais e de caráter motivacional, além da Escala de Motivação acadêmica (EMA) do tipo Likert; a qual avalia a motivação intrínseca, extrínseca e desmotivação em 28 itens. Resultados: Na análise Sociodemográfica constatou-se que 77% dos alunos desconheciam previamente a metodologia utilizada na IES, e 81.4% referiram que os casos clínicos apresentados exercem influência no processo de aprendizagem. A dimensão com a maior média na EMA avaliada entre os estudantes ingressantes do curso foi a motivação intrínseca para conhecimento (MIC) onde conceitualmente a atividade é realizada pelo prazer e satisfação que decorre de aprender e explorar. Observou-se a correlação entre melhor desempenho acadêmico e a motivação intrínseca. Não houve diferença significativa entre o sexo e os tipos de motivação. Conclusão: Desta maneira verificou-se que o perfil motivacional prevalente dentre os estudantes ingressantes de um curso de Fisioterapia de uma IES do nordeste brasileiro que utiliza metodologia ativa relaciona-se à motivação intrínseca, a qual reflete a escolha pela realização de atividades por sua própria causa, por esta ser interessante e/ou gerar satisfação. E os estudantes com melhor desempenho acadêmico apresentaram uma correlação de maior escore na motivação intrínseca.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.titleAspectos motivacionais de estudantes de fisioterapia ingressantes de uma instituição de ensino superior que utiliza metodologia ativapt_BR
dc.title.alternativeMotivational aspects of physiotherapy students ingressants of a higher education institution using active methodologypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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