Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/258
Title: Análise da composição corporal e do estilo de vida de jovens do sexo feminino de uma faculdade de saúde do Recife: um estudo piloto
Authors: BÉLO, Amanda Alves da Gama
OLIVEIRA, Roberta Maciel de
Keywords: Composição Corporal
Estilo de Vida
Obesidade
Qualidade de vida
Issue Date: 2018
Abstract: Introdução: As mudanças nos hábitos alimentares, prática de exercícios e o próprio estilo de vida, tem grande impacto na saúde da população brasileira. Devido a procura por uma vida mais saudável tem se tornado fundamental estudos correlacionando atividades do dia a dia em geral com a saúde. Objetivo: Analisar a composição corporal de estudantes e seu estilo de vida. Métodos: Trata-se de um estudo piloto onde foram selecionadas estudantes, entre 18 a 25 anos, do sexo feminino da faculdade de saúde de Pernambuco, onde foi aplicado o questionário "estilo de vida fantástico" e utilizado a bioimpedância elétrica para a avaliação da composição corporal (massa magra, gordura corporal, gordura visceral, peso, IMC). Resultados: Evidenciou-se que o percentual de gordura corporal foi de 27% normal e 73% acima. Percentual de massa magra 49% abaixo, 49% normal e 2% acima. Percentual de gordura visceral 78% normal e 22% acima. Quanto aos resultados do questionário “estilo de vida fantástico” 55% dos participantes apresentaram estilo de vida muito bom. Conclusão: Conclui-se que o percentual de gordura corporal estava acima do normal. A gordura visceral e massa magra com valores dentro da normalidade. Através do questionário não houve correlação entre percentual de gordura corporal e visceral entre os itens de atividade e nutrição.
Description: Projeto de pesquisa das acadêmicas Amanda Alves da Gama Bélo e Roberta Maciel de Oliveira, alunas do curso de Fisioterapia na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) sob orientação Clarissa Tôrres Leal, apresentado ao Comitê de Ética e Pesquisa - CEP da Faculdade Pernambucana de Saúde- válido como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do curso de Fisioterapia/ Turma 2018.1.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/258
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA ALVES E ROBERTA MACIEL TCC.pdf752.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.