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dc.contributor.authorCARNEIRO, Jhoanata Roberto da Silva-
dc.contributor.authorVIEIRA, Juliany Silveira Braglia César-
dc.contributor.authorGUENDLER, Julianna de Azevedo-
dc.date.accessioned2019-05-14T17:23:53Z-
dc.date.available2019-05-14T17:23:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/277-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractCenário: A Team-Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) é uma das estratégias utilizadas para desenvolver a aprendizagem significativa e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes de fisioterapia sobre a utilização do TBL em laboratório de anatomia de uma IES que utiliza metodologia ativa de ensino. Método: Para a coleta de dados foi, implementado em 3 encontros do laboratório, o método TBL com elaboração de questões acerca dos objetivos de aprendizagem já estabelecidos na matriz curricular. Após os encontros foi aplicado um questionário de abordagem quantitativa sobre a avaliação dos estudantes em relação a aspectos do método TBL utilizado e um grupo focal para análise qualitativa acerca da percepção dos estudantes sobre a experiência com TBL no laboratório de anatomia. Aspectos Éticos: A pesquisa seguiu as normas e diretrizes propostas pela resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da FPS (CEP-FPS) com o CAAE:68450717.5.0000.5569. Resultados: Por meio do estudo foi possível analisar a prática implementada, conhecer a visão dos estudantes sobre a metodologia TBL e, consequentemente, aspectos positivos e negativos na metodologia aplicada. Dentre os aspectos positivos destacam-se o trabalho em grupo como facilitador do processo de aprendizagem, a melhor fixação do conteúdo e o estímulo a busca ativa pelo conhecimento e auto-avaliação do conhecimento. Em relação as fragilidades foram citadas o tempo escasso e a adaptação ao método. Conclusão: Os resultados demonstram que experiência com o método TBL foi positiva e que o método se mostra útil como ferramenta acessória para a aquisição das habilidades trabalhadas no laboratório de anatomia. Novas pesquisas são necessárias para melhor conhecimento da amplitude da efetividade do método e para realizar-se ajustes necessários como maior tempo destinado à atividade e estratégias para a adaptação mais efetiva dos estudantes ao TBL.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleO uso da aprendizagem baseada em times em um laboratório de uma instituição de ensino superior que utiliza metodologia ativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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