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dc.contributor.authorDIAS, Greicyani Brarymi-
dc.date.accessioned2019-06-12T13:20:35Z-
dc.date.available2019-06-12T13:20:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/380-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito básico para a conclusão do curso de graduação em Psicologia. Orientadora: Mônica Cristina Batista de Melo. Co-orientadora: Deborah Foinquinos Krausept_BR
dc.description.abstractScenario: Brazil has an average of 40 million children between the ages of 0 and 12, located mainly in the north and northeast of the country. These children should be understood as subjects worthy of attention and protection. However, many children, despite the efforts of civil society and formal institutions, are still victims of violence, especially intra-family violence, which characterizes family violence perpetrated by parents, stepfathers, siblings, uncles, mothers, employees Household or any other member who lives intimately or belongs to the family. Objective: To understand the emotional communication of children victims of intra-family violence, unveiled from the procedure of Drawing-Story by Walter Trinca. Method: A cross-sectional observational study will be performed. The study site will be the Ambulatory of Integral Attention to Children and Adolescents in Situation of Violence in a hospital in Pernambuco-Brazil. The study will include children aged five to nine years, victims of intra-family violence of any type or nature, such as sexual, physical, psychological violence, neglect and / or abandonment. To construct the data, a socio-demographic questionnaire will be applied to the parents to obtain information about the social context belonging to the child. In addition, the Drawing-Story Procedure will be carried out with the child, which involves the production of free drawings, elaboration of stories about the drawing, the inquiry aimed at enlightenment or new associations for the comprehension of the production in its totality, and ends with the elaboration of the title given by the child to its production. The analysis of the production units of this procedure will be based on the psychoanalytical framework, where the free inspection of the material will be prioritized as a form of evaluation. Ethical Aspects: The research project followed the norms and guidelines proposed by resolution 466/12 and will only be initiated after approval in the Ethics and Research Committee of the Pernambucan Health Faculty and the formal consent of the coordinator of the IMIP Outpatient Clinic, through a Letter of Consent and signatures of the Informed Consent Form of the person responsible for the minor (TCLE) and the Term of Free and Informed Assent, signed by the child involved.pt_BR
dc.description.sponsorshipCenário: O Brasil possui, em média, 40 milhões de crianças na faixa de 0 a 12 anos de idade, localizadas principalmente na região norte e nordeste do país. Estas crianças devem ser compreendidas como sujeitos, dignas de atenção e proteção. Porém, muitas crianças apesar dos esforços da sociedade civil e das institucionais formais, ainda são vítimas de violência, principalmente, as do tipo intrafamiliar, perpetrada por pais, padrastos, irmãos, tios, mães, empregados domésticos ou qualquer outro membro que conviva intimamente ou pertença ao núcleo familiar. Objetivo: Compreender a comunicação emocional de crianças vítima de violência intrafamiliar, desveladas a partir do procedimento de Desenho-Estória de Walter Trinca. Método: Será realizado um estudo de natureza qualitativa de corte transversal. O local do estudo será o Ambulatório de Atenção Integral às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência de em hospital em Pernambuco-Brasil. Participarão do estudo crianças na faixa etária de cinco a nove anos de idade, vítimas de violência intrafamiliar de qualquer um ou mais tipos de natureza, tais como: violência sexual, física, psicológica, negligências e/ou abandonos. Para construção dos dados será aplicado junto aos responsáveis um questionário sócio demográfico para obter informações sobre o contexto social pertencente à criança. Além disso, será realizado com a criança o Procedimento de Desenho-Estória que envolve a produção de desenhos livre, elaboração de histórias sobre o desenho, o inquérito que visa o esclarecimento ou novas associações para a compreensão da produção em sua totalidade e finaliza-se com a elaboração do título dado pela criança a sua produção. As analises das unidades de produção deste procedimento terão como base o referencial psicanalítico, onde será priorizada, como forma de avaliação, a livre inspeção do material. Aspectos Éticos: O projeto de pesquisa seguiu normas e diretrizes propostas pela resolução 466/12 e somente será iniciado após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde e do consentimento formal do coordenador do Ambulatório do IMIP, por meio de Carta de Anuência e assinaturas do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido do responsável pelo menor (TCLE) e do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, assinado pela criança envolvida.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectViolência infantilpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleO desvelar da comunicação emocional de crianças vítimas e violência intrafamiliarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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