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dc.contributor.authorPAIVA, Renata Sacchelli de-
dc.date.accessioned2019-08-08T17:39:48Z-
dc.date.available2019-08-08T17:39:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/406-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentada à Faculdade Pernambucana de Saúde, como parte dos requisitos básicos para a conclusão do curso de Fisioterapia da acadêmica Renata Sacchelli de Paiva, sob orientação de Ana Paula Guimarães Araújo e Juliany Silveira Braglia Cesar Vieira.pt_BR
dc.description.abstractThe study of the quality of life in the education area is a recent interest in the field of research that seeks to understand the student's perceptions regarding the changes of life. Quality of life encompasses expectations and goals that require motivation for its realization, which can arise in different ways for each human being. Thus, this research has the purpose of analyzing the level of quality of life of Physiotherapy students of the Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) and the predominant type of motivation among them. The study is cross-sectional, descriptive, carried out in the FPS with 111 students from the 1st to the 8th period, duly enrolled and of legal age. Two questionnaires - EMA and WHOQOL-brief - of the Likert type were applied. The information collected was double typed in the database using the Microsoft Excel 2013 program. Typing was performed after reviewing the questionnaires. The definitive data were used for statistical analysis using the software SPSS 2010 for Windows and Excel 2010. To evaluate the responses of the EMA and WHOQOL-brief scales, the percentage frequencies of each question were calculated and the frequency distributions were constructed for each one. The results obtained revealed a high frequency of intrinsic motivation among the students and even greater of extrinsic motivation, showing that they are concerned with getting good academic preparation to achieve a good financial feedback. Regarding quality of life, most of the students reported positive responses, showing that, in general, the quality of life among them is satisfactory. It is concluded, then, that the Physiotherapy students from FPS have high levels of motivation and quality of life. As there are many factors that can interfere in the motivation and quality of life of the academic students, other research is necessary that can evaluate and optimize the life of the graduating student and, consequently, his professional future.pt_BR
dc.description.sponsorshipO estudo da qualidade de vida na área da educação é um interesse recente no campo das pesquisas que buscam entender as percepções do estudante frente às mudanças de vida. A qualidade de vida engloba expectativas e objetivos que necessitam de motivação para a sua realização, que pode surgir de formas diferentes para cada ser humano. Assim, essa pesquisa tem a finalidade de analisar o nível de qualidade de vida de estudantes de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde e o tipo de motivação predominante entre eles. O estudo é de corte transversal, descritivo, realizado na FPS com 111 estudantes do 1º ao 8º período, devidamente matriculados e maiores de idade. Foram aplicados dois questionários – EMA e WHOQOL-brief – do tipo Likert. As informações coletadas tiveram dupla digitação no banco de dados, utilizando o programa Microsoft Excel 2013. A digitação foi realizada após revisão dos questionários. Os dados definitivos foram utilizados para análise estatística, realizada através do software SPSS 2010 para Windows e Excel 2010. Para avaliar as respostas das escalas EMA e WHOQOL-brief foram calculadas as frequências percentuais de cada questão e construídas as distribuições de frequência para cada uma delas. Os resultados obtidos revelaram alta frequência de motivação intrínseca entre os estudantes e ainda maior de motivação extrínseca, mostrando que esses se preocupam em obter boa preparação acadêmica para alcançar um bom retorno financeiro. Com relação à qualidade de vida, a maior parte dos acadêmicos referiram respostas positivas, mostrando que, de maneira geral, a qualidade de vida entre eles é satisfatória. Conclui-se, então, que os estudantes de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde apresentam níveis elevados de motivação e qualidade de vida. Como são muitos os fatores que podem interferir na motivação e qualidade de vida dos estudantes acadêmicos, sendo necessárias outras pesquisas que possam avaliar e otimizar a vida do graduando e, consequentemente, seu futuro profissional.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMotivação acadêmicapt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.titleQualidade de vida e motivação dos estudantes de fisioterapia de uma instituição de ensino que usa metodologia ativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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