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dc.contributor.authorSÁ, Ruan Silva-
dc.contributor.authorCALADO, Maria Eduarda Giovaninni-
dc.contributor.authorMIRANDA, Mayara Nogueira-
dc.date.accessioned2019-12-13T17:06:10Z-
dc.date.available2019-12-13T17:06:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/563-
dc.descriptionOrientador: Leopoldo Nelson Fernandes Barbosapt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Verificar a incidência do uso de psicoestimulantes em estudantes universitários Métodos: Estudo transversal, descritivo, com base na análise de formulário desenvolvido pelos autores do projeto, respondidos por 641 estudantes dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina. Resultados: Dentre o total de 641 estudantes que fizeram parte do estudo, 82,37% são mulheres, 66,41% informaram já ter feito uso de alguma substância psicoestimulante e 33,65% afirmam fazer uso regular. Entre as substâncias utilizadas, 96% referiam uso de cafeína, guaraná em pó e bebidas energéticas, 8% uso regular de metilfenidato, 12% de nicotina e 5,9% usam outras substâncias. Dentre os cursos, medicina representou 50% dos estudantes que referiram uso regular do metilfenidato, nutrição 28,6%, seguidos dos cursos psicologia, enfermagem e farmácia. O uso de metilfenidato foi referido por 63,8% como fonte de motivação para melhorar desempenho, manter-se acordado ou aumentar atenção. Dos usurários regulares de metilfenidato, 27,3% não tem acompanhamento profissional, embora todos tenham referido obter através de prescrição médica. Conclusão: Uma quantidade importante de estudantes faz uso regular de substancias psicoativas, mesmo sem acompanhamento profissional. Em geral o uso foi associado a motivação para melhorar o desempenho nos estudos ou manter-se acordado.pt_BR
dc.description.sponsorshipObjective: To verify the incidence of the use of psychostimulants in academics of a teaching institution of the northeast specialized in health. Methods: A prospective and descriptive cross-sectional study, based on the form analysis developed by the project authors, answered by 641 students from nursing, pharmacy, physiotherapy, nutrition and medicine courses. Results: Of the total of 641 students who participated in the study, 66.41% reported having already used some psychostimulant substance and 33.65% stated that they had regular use. Of these, 96% reported use of caffeine, guarana powder and energy drinks. 8% of students reported regular use of methylphenidate, 12% of nicotine and 5.9% use other substances. Among the courses, medicine accounted for 50% of students who reported regular use of methylphenidate, nutrition 28.6%, followed by courses in psychology, nursing and pharmacy. 63.8% of those who regularly use their motivation improve performance, stay awake or increase attention. Of the regular users of methylphenidate, 27.3% did not have professional follow-up and all reported obtaining by prescription. Conclusion: There was evidence of the hypothesis of excessive use of psychostimulant substances by university students. It is believed that there is a need to promote knowledge about the conscious use of these substances, as well as pedagogical support in the planning of curriculum studies and daily activities, in order to reduce the use of these substances indiscriminately. In view of the above, it is essential to emphasize the importance of professional follow-up concomitant with the use of methylphenidate.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstimulantes do sistema nervoso centralpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectCentros educacionais da área de saúdept_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titleUso de substâncias psicoestimulantes por estudantes universitáriospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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