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dc.contributor.authorFARIA, Maíra Mendes-
dc.contributor.authorASSUNÇÃO, Moema Nunes Cordeiro-
dc.contributor.authorDIAS, Mírian Rique de Souza Brito-
dc.date.accessioned2020-02-10T16:37:14Z-
dc.date.available2020-02-10T16:37:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/654-
dc.descriptionOrientadora: Michele Gomes Tarquinopt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Relatar a experiência de três estudantes que realizaram uma intervenção que utilizou a fotografia como recurso terapêutico com usuários de um CAPS Transtorno . Metodologia: A intervenção foi produto da Oficina em Saúde Mental do 6o semestre do curso de psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde. Durante a Oficina, as estudantes puderam construir o conhecimento através das suas experiências e das suas interações com o campo estudado. A vivência foi dividida em três momentos. Inicialmente, foram realizadas uma oficina de fotografia e uma atividade de colagem. Depois, os usuários foram ao Engenho Massangana para praticarem o ato de fotografar. Por fim, os mesmos organizaram uma exposição fotográfica para seus familiares e a equipe do serviço. Resultados e discussão: Durante as atividades, participaram, voluntariamente, dezessete usuários. Através da experimentação artística, percebeu-se que a intervenção pôde favorecer a reabilitação psicossocial através do protagonismo, do lazer e da arte. Os usuários puderam explorar o local e interagir com outras pessoas, desenvolvendo um novo ambiente de socialização para além dos limites do CAPS. Além disso, através do olhar fotográfico, criaram narrativas e formas de expressar a subjetividade. Conclusão: A intervenção permitiu o exercício da autonomia e cidadania dos usuários do serviço. Assim, é de extrema importância que os serviços de saúde mental promovam atividades sociais de caráter lúdico e de lazer, contribuindo para a reinserção social de indivíduos que, por muito tempo, foram excluídos das suas famílias e comunidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipObjective: To report the experience of three students who performed an intervention that used photography as a therapeutic resource with users of a CAPS Disorder. Methodology: The intervention was the product of the Workshop on Mental Health of the 6th semester of the psychology course of the Faculdade Pernambucana de Saúde. During the Workshop, the students were able to build knowledge through their experiences and their interactions with the field studied. The experience was divided into three moments. Initially, a photography workshop and a collage activity were held. Afterwards, users went to Engenho Massangana to practice photography. Finally, they organized a photographic exhibition for their families and service staff. Results and discussion: During the activities, seventeen users participated voluntarily. Through artistic experimentation, it was realized that the intervention could favor psychosocial rehabilitation through protagonism, leisure and art. Users were able to explore the place and interact with others, developing a new socializing environment beyond the limits of CAPS. In addition, through the photographic gaze, they created narratives and ways of expressing subjectivity. Conclusion: The intervention allowed the exercise of autonomy and citizenship of service users. Thus, it is extremely important that mental health services promote recreational and leisure social activities, contributing to the social reintegration of individuals who have long been excluded from their families and communities.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectCAPSpt_BR
dc.titleO uso da fotografia como recurso terapêuticopt_BR
dc.title.alternativerelato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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