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dc.contributor.authorMORAES JUNIOR, Mário Pio Alves de-
dc.date.accessioned2020-04-22T18:58:10Z-
dc.date.available2020-04-22T18:58:10Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/706-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso, apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde, como requisito básico para a conclusão do curso de Fisioterapia, sob orientação de Ana Paula de Araújo Guimarães e coorientação de Juliany Siveira Braglia César Vieirapt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar a percepção dos estudantes do curso de fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS acerca do serviço de prática clínica realizado no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP no período de julho de 2013 à março de 2015. Método: Estudo do tipo observacional, transversal e descritivo. Realizado com 17 estudantes do sexo masculino e 110 estudantes do sexo feminino, totalizando 127 estudantes do 3º ao 8º períodos do curso de fisioterapia, participantes da prática clínica realizada no IMIP, que foram submetidos a um questionário para a coleta de dados relativos a prática clínica. Resultados: os estudantes de todos os períodos apresentaram índices elevados de concordância em todos os itens (Supervisão Pessoal, Contato com o paciente e Aprendizagem) avaliados relativos à prática clínica, sendo o 4º período o que apresentou percentuais inferiores aos demais. Nos quesitos Q2 (Abertura para dúvidas), Q9 (Oportunidade de atendimento), Q11 (Acompanhamento do paciente) e Q13 (Quantidade de aprendizado) houve diferenças estatisticamente significantes (p<0,05). Conclusão: De acordo com os dados analisados, a prática clínica mostrou-se satisfatória o que sugere que esta exerce um papel fundamental para a construção de habilidades e atitudes do profissional de saúde em formação analisados. O estudante nesse processo vivencia desafios das mais variadas naturezas possibilitando o aperfeiçoamento do ser profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipObjective: To evaluate the perception of undergraduate students of Physiotherapy from Health Pernambuco School - FPS on the clinical practice of service performed in Integrative Medicine Institute Prof. Fernando Figueira - IMIP from July 2013 to March 2015. Method: Observational study, cross-sectional descriptive. Conducted with 17 male students and 110 female students, totaling 127 students of the 3rd, 4th, 5th, 6th, 7th and 8th period, the course of physiotherapy participants in clinical practice held at IMIP, who underwent a questionnaire to collect data about a clinical practice. Results students from all periods presented high levels of agreement on all items (Supervision Personnel, Contact the patient and Learning) evaluated on clinical practice, and the 4th period which showed lower percentage to others. In Q2 questions (Opening for doubt), Q9 (Service opportunity), Q11 (patient monitoring) and Q13 (Number of learning) were no statistically significant differences (p < 0.05). Conclusion: According to the data analyzed, the clinical practice was satisfactory, demonstrating that plays a key role in building skills and attitudes of health professionals. The student in this process experiences challenges of various natures enabling the improvement of being professional.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstágio clínicopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da prática clínica na percepção dos estudantes de um curso de fisioterapiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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