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dc.contributor.authorSILVA, Rafaela Maria Cabral-
dc.contributor.authorMELLO, Amanda Leão Lins e-
dc.contributor.authorPEREIRA, Bruna Pessoa de Melo-
dc.date.accessioned2020-04-29T14:05:54Z-
dc.date.available2020-04-29T14:05:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/756-
dc.descriptionOrientadoras: Flávia Augusta de Orange Mirella Rebello Bezerrapt_BR
dc.description.abstractObjetivos: Avaliar a efetividade de uma intervenção educativa na construção do conhecimento e atitude sobre hipodermóclise em profissionais de enfermagem. Método: Ensaio clínico do tipo antes e depois com intervenção educativa, através de aula expositiva, sobre o procedimento de hipodermóclise, realizado em Agosto de 2015 a Julho de 2016 na Casa de Cuidados Paliativos e no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do IMIP. A amostra foi composta por 26 profissionais de enfermagem, submetidos a questionários envolvendo o conhecimento sobre a hipodermóclise, a capacidade de retenção do conhecimento avaliada um mês após a intervenção, a mudança da atitude do profissional diante da técnica e a frequência de uso da hipodermóclise. Resultados: Observou-se melhora estatisticamente significante (p ≤ 0,05) no conhecimento dos profissionais do SAD em relação ao fármaco não utilizado, vantagens, contraindicações, sítios de punção e procedimento para a realização de hipodermóclise. Quanto aos profissionais da Casa de Cuidados Paliativos, não houve melhora significativa em nenhuma das variáveis (p> 0,05). No que se refere à atitude de propor a hipodermóclise como via de escolha e quanto à opinião sobre a segurança e dor decorrentes do procedimento, não se observou mudança estatisticamente significante nos profissionais de ambos os serviços (p>0,05). Conclusão: A intervenção educativa contribuiu para o incremento do conhecimento sobre hipodermóclise dos profissionais de Enfermagem do SAD, o que não aconteceu com os profissionais da Casa de Cuidados Paliativos. Não houve mudanças da atitude no cenário da prática dos profissionais de ambos os serviços.pt_BR
dc.description.sponsorshipObjectives: Evaluate the effectiveness of a educational intervention in the knowledge and attitude construction about hypodermoclysis in nursery professionals. Methods: Clinical testing, before and after the educational intervention, using expository classes about the hypodermoclysis procedure. The procedure was conducted from August 2015 until July 2016 in Casa de Cuidados Paliativos e no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) of IMIP. The Group was composed by 26 nursery professionals that were submitted to questions about their knowledge on hypodermoclysis, their capacity of retaining that knowledge that was validated after a month of intervention the changing in the professional attitude facing the technique and the frequency of hypodermoclysis use. Results: Statistically speaking, a significative increase (p ≤ 0,05) was noticed in SAD's professional knowledge when related to the non-used pharmaco, advantages, contraindications, punction area and procedures related to hypodermoclysis. About the professionals in Casa de Cuidados Paliativos, there were no significative increase in any of the variables ( p>0,05). About the attitude related to propose hypodermoclysis as a way to choose and about security opinion and pain related to the procedure, no significative statics change was noticed in the professionals of both services (p>0,05). Conclusion: The educational intervention contributed to increase knowledge about hypodermoclysis in nursery professionals of SAD, the same behavior was not observed in professionals of Casa de Cuidados Paliativos. There were no changes in the attitude in the practice of professionals of both services.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHipodermóclisept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectAtitudept_BR
dc.titleHipodermóclise: avaliação do conhecimento e atitude dos profissionais de enfermagem da casa de cuidados paliativos e do serviço de atendimento domiciliar do IMIPpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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