Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorARAÚJO, Brenda Pinheiro-
dc.contributor.authorCOSTA, Juliana Monteiro-
dc.contributor.authorMELO, Mônica Cristina Batista de-
dc.contributor.authorTARQUINO, Michele Gomes-
dc.date.accessioned2020-05-04T14:29:56Z-
dc.date.available2020-05-04T14:29:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/788-
dc.descriptionOrientadora: Dra. Juliana Monteiro Costa; Coorientadora: Dra. Mônica Cristina Batista de Melo; Co-orientadora: Msc. Michele Gomes Tarquinopt_BR
dc.description.abstractCÉNÁRIO: As crianças, atualmente, recebem uma educação diferenciada, onde outras línguas são levadas em conta na escola e onde os pais procuram colocá-las em cursos para que aprendam uma segunda língua. Mas ao se pensar em crianças que, desde a sua constituição psíquica, são imersos em mundos de linguagem diversos, ou seja, os pais falam outros idiomas, pode-se pensar em fatores que irão ser influenciados por esse processo bilíngue, como a socialização, que será tratada nessa pesquisa. As crianças bilíngues, tratadas nessa pesquisa, serão crianças que cresceram em lares onde se falam mais de uma língua e que se encontram em escolas onde possam desenvolver os idiomas que dominam. OBJETIVO: Compreender a percepção dos pais sobre o processo de socialização de crianças com educação bilíngue. MÉTODO: Será realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, no período de junho de 2015 a setembro de 2016. A população do estudo será composta por pais de crianças de 6 a 11 anos regularmente matriculadas no Colégio Boa Viagem em Recife. Como instrumento será utilizada uma entrevista semi-dirigida e, posteriormente, os dados serão analisados de acordo com a Análise Temática de Conteúdo de Minayo. ASPECTOS ÉTICOS: O estudo em questão estará de acordo com as normas e orientações da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A coleta de dados será iniciada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde e concordância dos participantes mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.pt_BR
dc.description.sponsorshipSCENERY: The children currently receive a differentiated education, where other languages are taken into account at school and where parents seek to place them in courses to learn a second language. But when thinking about children, since its psychic constitution, are immersed in different language worlds, ie parents speak other languages, one can think of factors that will be influenced by this bilingual process, such as socialization, which will be addressed in this research. The bilingual children treated in this research will be children who grew up in homes where they speak more than one language and who are in schools where they can develop the Languages that dominate. GOAL: To understand the perception of parents about the socialization process of children with bilingual education. METHOD: A qualitative research will be conducted in the period from June 2015 to September 2016. The study population will consist of parents of children aged 6 to 11 years regularly enrolled at the Boa Viagem school at Recife. The instrument will be used a semi-directed interview and then the data will be analyzed according to the thematic analysis of Minayo content. ETHICAL ASPECTS: The study in question will be in accordance with the rules and guidelines of the resolution 466/12 of the National Health Council (CNS). Data collection will start after approval by the Research Ethics Committee of Pernambuco Faculty of Health and agreement of the participants by signing the Informed Consent and Informed.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectConstituição psíquicapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectProcesso de socializaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleA percepção dos pais acerca do processo de socialização de crianças bilínguespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC BRENDA.pdf493.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.