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dc.contributor.authorSIQUEIRA, Aline Vergetti-
dc.contributor.authorSOUZA, Mayara Lorena de-
dc.contributor.authorLIRA, Victor Souza Tôrres de-
dc.date.accessioned2020-05-06T14:12:15Z-
dc.date.available2020-05-06T14:12:15Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/802-
dc.descriptionOrientadora: Taciana Duque de Almeida Bragapt_BR
dc.description.abstractCENÁRIO: Os estilos de aprendizagem estão relacionados à maneira com que cada indivíduo processa a informação que recebe e a forma com que interage e responde ao ambiente de aprendizado. OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi identificar os estilos de aprendizagem de estudantes de graduação em medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e correlacionar com sua adaptação a metodologia de ensino utilizada na faculdade, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o estilo de aprendizagem auto referenciado e com o desempenho acadêmico avaliado através do coeficiente de rendimento. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo transversal com 204 estudantes de medicina do primeiro e do quinto ano do curso. Após serem informados e aceitarem participar, os estudantes assinaram o termo de consentimento livre esclarecido. Para avaliação do estilo de aprendizagem foi utilizado o questionário VARK© que categoriza os estilos em cinco modalidades: Visual, Auditivo, Leitura-Escrita, Cinestésico e o Multimodal. Foi aplicado ainda um questionário estruturado com perguntas sobre características gerais, estilo de aprendizagem auto referenciado e opinião sobre o método ABP. O coeficiente de rendimento foi obtido na secretaria acadêmica da FPS. RESULTADOS: Através do questionário VARK©, 37,7% dos estudantes foram identificados como auditivos, 31,9% como cinestésicos, 13,2% como multimodais, 11,8% como leitores e 5,4% como visuais. Não houve concordância entre o estilo de aprendizagem identificado pelo questionário VARK© e o estilo auto percebido. Da amostra 66,7% considera que o método ABP atende as suas necessidades e 58,3% prefere o método ABP em relação ao tradicional. O desempenho acadêmico foi maior nos estudantes visuais e menor nos estudantes multimodais. Não foi encontrada associação entre o estilo de aprendizagem pelo VARK© e a adaptação ou preferência pelo método ABP. CONCLUSÃO: Os estilos de aprendizagem variaram entre os estudantes, com predominância do auditivo e esteve associado com o desempenho acadêmico, mas sem associação com estilo auto referenciado e adaptação ao método ABP. O conhecimento dos estilos de aprendizagem é importante para a construção de uma atenção individualizada no planejamento do currículo e da metodologia empregada.pt_BR
dc.description.sponsorshipBACKGROUND: Learning styles are related to the manner each individual processes received information and the way it interacts and responds to the learning environment. OBJECTIVE: The aim of the study was to identify the learning styles of medical students of the Faculdade Pernambucana de Saúde (Pernambuco College of Health) and correlate it with the adaptation to the teaching method used in college, the Problem-based learning (PBL). Another aim was to evaluate the way the students perceived their own learning styles and correlate the styles with the academic performance assessed by GPA. METHODS: A cross-sectional study was conducted with 204 medical students of the first and fifth year. After being informed and agree to participate, the students signed the informed consent term. To evaluate learning styles it was used the VARK© questionnaire that categorizes the learning styles in five: Visual, Auditory, Read-write, kinesthetic and multimodal. It was applied a structured questionnaire as well, with general characteristics, self-perception about learning styles and opinion about PBL method. The GPA was obtained in the college office. RESULTS: Through VARK© questionnaire, 37.7% of the students were identified as having an auditory style, 31.9% as kinesthetic, 13.2% as multimodal, 11.8% as read-write style and 5.4% as visual. There was no correlation between the learning style identified by VARK© questionnaire and the self-perception. 66.7% of the sample considers that the PBL method attends to their needs and 58.3% prefers the PBL compared to the traditional method. Visual students had a higher academic performance than multimodal students. It was not found association between learning style accessed by VARK© and adaptation or preference for PBL method. CONCLUSION: Knowing the learning styles is important for the construction and planning of an individual curricula and teaching.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizado baseado em problemaspt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titleEstilos de aprendizagem sob uma perspectiva sensorial aplicando o questionário VARK©pt_BR
dc.title.alternativeum estudo transversal com estudantes de medicinapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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