Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Beatriz Monteiro de-
dc.contributor.authorSILVA, Victória Regina Ferreira Barbosa da-
dc.contributor.authorLORENA, Suélem Barros de-
dc.contributor.authorANDRADE, Luciana Andreto-
dc.date.accessioned2020-11-19T11:42:09Z-
dc.date.available2020-11-19T11:42:09Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/897-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO OBJETIVOS: analisar a percepção de docentes sobre o papel e atributos do monitor de laboratório do curso de graduação em medicina de uma faculdade com metodologia ativa. MÉTODOS: estudo qualitativo, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) entre agosto de 2018 a julho de 2019. Os dados foram produzidos a partir de entrevista semiestruturada aplicada à coordenação do programa de monitoria e 16 tutores de medicina dos laboratórios, processados segundo análise de conteúdo de Bardin, sendo identificadas três categorias. RESULTADOS: A opinião dos tutores sobre características de um bom monitor verificou que este deve ter atitudes éticas, aspectos pessoais e perfil de liderança considerados. Sobre as habilidades do monitor na metodologia ativa, identificou-se que ele precisa estimular o estudante, ser propositivo e inserir-se na metodologia. Eles devem estar disponíveis a aprender, ter boa comunicação e domínio do conteúdo. Na categoria importância da monitoria no processo de ensino aprendizagem observou-se que o monitor é um facilitador do método. Sobre a diferença entre períodos entre o monitor e aluno, constatou-se que estar num período mais avançado no curso traria benefícios. CONCLUSÃO: A percepção de docentes sobre o monitor o evidencia como auxiliador de ensino. Os tutores observaram que os estudantes necessitam de características pessoais e habilidades específicas para adequação à metodologia ativa. Palavras chave: educação em saúde; mentores; avaliação educacional.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectMentorespt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titlePapel do monitor na percepção de docentes em faculdade pernambucana com metodologia ativa de ensino: um estudo qualitativopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.