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dc.contributor.authorFRIAS, Luísa Gonçalves de-
dc.contributor.authorBEZERRA, Patrícia Gomes de Matos-
dc.contributor.authorDUQUE, Taciana Barbosa-
dc.contributor.authorPATRIOTA, Rodrigo-
dc.contributor.authorSILTON, Guilherme Afonso Ferreira Coelho-
dc.contributor.authorSILVA, Marília Araújo da-
dc.date.accessioned2020-12-07T14:29:55Z-
dc.date.available2020-12-07T14:29:55Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/906-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO OBJETIVO: Avaliar a opinião dos estudantes de medicina sobre a utilização dametodologia da sala de aula invertida associada a aplicação do pré-teste, no ensino da semiologia. MÉTODO: Foi realizado um survey sobre a utilização da metodologia desala de aula invertida no estudo da semiologia, no período de setembro de 2019 asetembro de 2020. A população estudada foi composta por estudantes do curso de medicina da FPS, sendo incluídos os ingressantes no segundo semestre do ano de 2019 eprimeiro semestre de 2020. A coleta de dados foi desenvolvida por questionário eletrônico em escala de Likert e os resultados analisados através do Excell. O critério de consenso utilizado foi Ranking médio maior que 3. A consistência do formulário foi avaliada através do alfa de cronbach, no período de maio a junho de 2020. RESULTADO: Os estudantes sentem-se bem adaptados(4,55±1,73) e concordaram com os benefícios da SAI, entre eles: sentir-se estimulado para estudar (RM3,7 ±1,05); desenvolver a prática com mais facilidade (RM 3,77±1,22); o pré-teste ajuda a fixar o que estudou (RM 3,57±1,14) e o feedback é importante na construção do conhecimento (3,82±1,19). O alfa de cronbach foi de 0,87. CONCLUSÃO: Houve consenso entre os participantes sobre os benefícios da utilização da metodologia de Sala de Aula Invertida tanto em relação à compreensão e adaptação ao método; quanto à atitude sobre o estudo e aos benefícios do pré-teste e feedback nas atividades de semiologia em ambientes simulados. Palavras-chave: Educação médica; Aprendizagem; Inquéritos e questionários; Base de dados; Conhecimento.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInquéritos e questionáriospt_BR
dc.subjectBase de dadospt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleOpinião de estudantes de medicina sobre o uso da metodologia de sala de aula invertida no ensino da semiologia em ambiente simuladopt_BR
dc.title.alternativeMedical students opinion on the use of flipped classroom methodology in teaching semiology in simulated environmentspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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