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dc.contributor.authorSOUZA, Luan Naís de-
dc.contributor.authorSOUZA, Jennifer Carla Arruda de-
dc.contributor.authorSILVA, Valquíria Vanessa Luana da-
dc.contributor.authorSANTOS, Carmina Silva dos-
dc.contributor.authorSILVA, Angélica Xavier da-
dc.date.accessioned2020-12-28T13:32:17Z-
dc.date.available2020-12-28T13:32:17Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/943-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Introdução: No Brasil, um dos grandes desafios na educação é incrementar transições que acompanhe toda a mudança do desenvolvimento científico, educacional, tecnológico, social, cultural e econômico. Dessa forma, algumas Instituições de Ensino S utilizam uma abordagem inovadora de ensino-aprendizagem, denominada Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem (MAEA), na qual pode ser utilizado o Mapa Conceitual, que para ser construído precisa de um programa instalado em computador, notebook ou tablet. Objetivo: Analisar a utilização do mapa conceitual nos grupos tutoriais pelos estudantes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior. Método: Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo descritivo e exploratório. Através do questionário, os estudantes do curso de enfermagem, responderam perguntas acerca da utilização do mapa conceitual como ferramenta de ensino para o andamento do grupo tutorial. A pesquisa foi desenvolvida no período de agosto de 2019 a outubro de 2020 na Faculdade Pernambucana de Saúde. Foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, sob o CAAE: 31639019.1.0000.5569, e parecer de aprovação Nº 4.284.466. Resultados: os dados foram categorizados de acordo com o perfil socioeconômico-acadêmico dos estudantes, características na utilização do mapa conceitual, recursos para utilização e elaboração do mapa conceitual nos grupos tutorias. Acerca do perfil socioeconômico-acadêmico dos estudantes, houve uma totalidade da amostra do sexo feminino, a maioria (95,3%) estão na faixa etária entre 16 a 29 anos de idade, (60,9%) possuem renda familiar mais que dois salários mínimos, a totalidade (100%) possuem recurso tecnológico com acesso a internet, e maioria (90,6%) não possuem dificuldades para manusear o computador. Observou-se que (68,7%) dos estudantes não possuíam conhecimento prévio sobre o mapa conceitual, (87,5%) receberam treinamento para elaboração do mapa conceitual e (55,3%) consideram o treinamento eficiente. Sobre a utilização do mapa conceitual no grupo tutorial, observouse que 75% dos estudantes consideram os computadores satisfatório e (90,6%) consideram que a estrutura física contribui para elaboração do mapa conceitual. No tocante elaboração do mapa conceitual, (79,7%) consideram a participação dos membros como um fator positivo, (81,3%) afirmam que o coordenador contribui para a construção do mapa conceitual, (81,3%) dos estudantes dizem não conseguir participar de forma satisfatória da discussão de caso quando estão como secretário e (88,4%) colocam como fator que interfere na participação, digitar e debater simultaneamente. Conclusão: foi notório que o mapa conceitual é uma ferramenta que auxilia de maneira eficiente os alunos no processo de ensino-aprendizagem do grupo tutorial. Palavras-chaves: Educação em enfermagem, Software, Estratégias, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagempt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleUtilização do mapa conceitual no curso de graduação em enfermagem em uma instituição de ensino superior com metodologia ativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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