Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1036
Título: Adaptação do estudante de medicina à aprendizagem baseada em problemas: um estudo qualitativo
Título(s) alternativo(s): Medical student’s adaptation to problem-based learning: a qualitative study
Autor(es): SILVA, Saiene Thallyta Gomes da
FERREIRA, Elza Karoline Feitosa
FALBO, Ana Rodrigues
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas
Adaptação
Estudantes
Medicina
Grupos Focais.
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Cenário: Dentre as novas propostas de ensino, as metodologias ativas estão em evidência, particularmente a Aprendizagem Baseada em Problemas, cujo objetivo é colocar o estudante no centro do processo e desenvolver uma aprendizagem significativa, colaborativa, contextual e autodirigida, que combina a aquisição do conhecimento com o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias para a formação profissional. Porém, existem dificuldades na transição de uma metodologia tradicional para uma ativa que devem ser consideradas para não comprometer o desempenho do estudante. Objetivo Geral: compreender os significados atribuídos pelo estudante de medicina as suas vivências durante o processo de adaptação à Aprendizagem Baseada em Problemas. Métodos: Foi realizado um estudo qualitativo utilizando-se o grupo focal como técnica para a coleta de informações. O estudo foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde, durante o período entre agosto de 2018 e setembro de 2020, foram envolvidos estudantes de medicina do segundo período e maiores de 18 anos, selecionados de forma intencional. O roteiro que norteou a discussão no grupo foi baseado nos pressupostos básicos da Aprendizagem Baseada em problemas, os quais também nortearam a análise das falas. Foi utilizada a técnica da análise de conteúdo de Bardin. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde com o CAAE: 96766018.7.0000.5569. Resultados: os estudantes revelaram sentimentos de: surpresa em se confrontarem com uma nova metodologia de aprendizagem; dificuldades com a mudança no ritmo e organização do estudo; despreparo para o estudo individual tendo que assumir uma atitude proativa e desamparo ao lidar com a postura do tutor por ser diferente do professor tradicional. Durante o processo de reinterpretação das falas novos aspectos emergiram: avaliação do estudante quanto ao conhecimento prévio durante a tempestade de ideias e o desconhecimento da metodologia ABP. Conclusões: os estudantes trouxeram como principais dificuldades: o planejamento e a organização das agendas de estudo; assumir postura ativa na construção do conhecimento e na adaptação à função do tutor. Essas dificuldades foram atribuídas, sobretudo, à experiência anterior com a metodologia tradicional de ensino e a falta de conhecimento suficiente sobre a nova metodologia vivenciada. Palavras-Chave (DeCS): Aprendizagem Baseada em Problemas; Adaptação; Estudantes; Medicina; Grupos Focais.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1036
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adaptação do estudante de medicina à aprendizagem baseada em problemas um estudo qualitativo.pdf702.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.